A condição docente de professoras/es da rede estadual de educação de Minas Gerais

Data da publicação
2024
Autores
Orientador(es)
Organizador(es)
Evento
Entrevistador(a)
Entrevistado(a)
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
O principal objetivo deste estudo coletivo do tipo estado do conhecimento desenvolvido pelo Grupo de Pesquisas sobre Profissão Docente (PRODOC) foi analisar uma década de produção acadêmica sobre a condição docente de professoras/es da Rede Estadual de Educação de Minas Gerais (REE-MG) e sistematizar, a partir daí, o que sabemos e o que não sabemos sobre essa temática no estado. Para tal, analisamos, na íntegra, os conteúdos de teses e dissertações defendidas em programas de pós-graduação stricto sensu no Brasil entre os anos de 2008 e 2018. Apesar de se tratar de um conceito que, ao nosso ver, carece de uma definição mais clara e consistente, compreendemos condição docente assim como definido pelo sociólogo argentino Emilio Tenti Fanfani: “um ‘estado’ do processo de construção social do ofício docente”.Partimos do pressuposto que esse conceito tem um enorme potencial para assumir um significado integrador das diferentes dimensões da profissão docente. Ao final da pesquisa, respondemos às seguintes perguntas: quais as principais temáticas privilegiadas nas pesquisas sobre a condição docente de professoras/es da Rede Estadual de Educação de Minas Gerais, no período entre 2008 e 2018? Tais temáticas se vinculam a quais elementos/aspectos do conceito de condição docente? Quais os principais achados e as conclusões mais importantes dessas pesquisas? A ideia básica desta “meta-pesquisa” consiste em contribuir para uma definição mais clara do conceito de condição docente e para um melhor conhecimento da condição docente de professoras/es da Rede Estadual de Educação de Minas Gerais.

Palavras-chave
Keywords
Citação
DINIZ-PEREIRA, J. E. (Coord.). A condição docente de professoras/es da rede estadual de educação de Minas Gerais. Belo Horizonte: UFMG/FAE/PRODOC, 2024. 763 p. Relatório de pesquisa.
Notas
Relatório final do estudo desenvolvido pelo Grupo de Pesquisas sobre Profissão Docente (PRODOC), sob coordenação do Prof. Dr. Júlio Emílio Diniz-Pereira, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e contemplado na Chamada FAPEMIG 01/2017 – Demanda Universal.

Relacionado com
Contido em
Creative Commons