Implicações para o projeto de reinserção social dos egressos do sistema prisional: perfil dos sentenciados e falhas dos estabelecimentos penitenciários
Data da publicação
2004
Orientador(es)
Coordenador(es)
Colaborador(es)
Organizador(es)
Evento
Entrevistador(a)
Entrevistado(a)
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
O presente trabalho se destina a avaliar o perfil dos sentenciados, bem como suas necessidades, no contexto das teorias das motivações criminosas, ademais das falhas dos estabelecimentos penitenciários a fim de validar as políticas de reinserção social propostas pelo Projeto de Reinserção Social dos Egressos do Sistema Penitenciário. Adotou-se como metodologia, além do estudo acerca das teorias das motivações criminosas, sob o viés sociológico, a coleta de dados junto ao Instituto de Informações Penitenciárias, bem como a realização de entrevistas com os sentenciados da Penitenciaria José Maria Alkimin, como forma de complementar o estudo do perfil e diagnosticar as condições que as penitenciárias
apresentam para realização de ações que visem a ressoeialização do encarcerado durante a execução penal. Este trabalho permitiu constatar que as políticas propostas pelo projeto, quais sejam: assistência psicossocial, profissional e educacional aos beneficiários e familiares, se coadunam ao perfil e interesses dos encarcerados, na medida em que os sentenciados são, em sua maioria, jovens, pouco escolarizados e, malgrado terem exercido algum tipo de atividade laborai antes de adentrar o estabelecimento penitenciário, configuravam atividades mal remuneradas, desqualificadas e instáveis, deficiências estas que não são sanadas ou ao menos minimizadas durante o cumprimento da pena.
Palavras-chave
Palavras-chave
Keywords
Citação
MOURA, A. A. C. Implicações para o projeto de reinserção social dos egressos do sistema prisional: perfil dos sentenciados e falhas dos estabelecimentos penitenciários. 103 f. Monografia (Graduação em Administração Pública) – Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho, Fundação João Pinheiro, Belo Horizonte, 2004.
Notas
Trabalho apresentado ao Curso de Graduação em Administração Pública da Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho da Fundação João Pinheiro, como requisito parcial para obtenção do título de bacharel em Administração Pública.
Supervisor: Railander Quintão de Figueiredo.