Avaliação do Portal de Governo do Estado de Minas Gerais - Minas On Line

Data da publicação
2004
Orientador(es)
Coordenador(es)
Colaborador(es)
Organizador(es)
Evento
Entrevistador(a)
Entrevistado(a)
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
O presente trabalho consiste em uma avaliação do Portal de Governo do Estado de Minas Gerais - Minas On line. O tema governo eletrônico tem feito parte das discussões do meio acadêmico e também dos governos. Estes têm se utilizado das Tecnologias de Informação e Comunicação, principalmente a Internet, para prestarem seus serviços e informações aos cidadãos. O Governo Eletrônico envolve relações com os cidadãos (G2C), com as empresas (G2B), com os governos (G2G) e com os servidores públicos (G2E). O Governo Federal começou a sua política de governo eletrônico em 2000, servindo como incentivo para que estados e municípios também pudessem começar a desenvolver suas políticas nessa área. O Estado de Minas Gerais a partir do ano 2000 começou a consolidar de maneira mais efetiva sua Política de Governo Eletrônico. Primeiro definiu diretrizes para a prestação de serviços e informações pela Internet. Já em 2003 através do decreto 43666 foi consolidada a política de governo eletrônico do estado. Acompanhando esse processo o Portal Minas, atual Minas On line, foi reestruturado seguindo uma nova lógica de organização das informações, por assuntos e eventos da vida (life events), adotada por países de sucesso na área como Reino Unido e Cingapura Neste trabalho será avaliado o direcionamento do Portal Minas On line à públicos alvo específicos e seu nível de presença na Web. As metodologias de avaliação foram desenvolvidas levando-se em consideração alguns trabalhos de avaliação que já foram realizados. A metodologia de avaliação dos públicos alvo foi feita partindo-se das relações de governo eletrônicos citadas anteriormente, sendo definidos os públicos que são os prováveis usuários do Portal. Já a metodologia de avaliação do nível de presença do Portal na Web foi feita considerando-se três níveis: oferecimento de informações institucionais apenas, serviços relevantes de download de informação e prestação de serviços em tempo real (on line). Assim os resultados encontrados possibilitaram entender quais os públicos tinham mais serviços e informações a sua disposição, e quantos serviços eram prestados on line ou eram de informações institucionais apenas.

Palavras-chave
Palavras-chave
Keywords
Citação
ROCHA, D. J. R. Avaliação do Portal de Governo do Estado de Minas Gerais - Minas On Line. 85 f. Monografia (Graduação em Administração Pública) – Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho, Fundação João Pinheiro, Belo Horizonte, 2004.
Notas
Trabalho apresentado ao Curso de Graduação em Administração Pública da Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho da Fundação João Pinheiro, como requisito parcial para obtenção do título de bacharel em Administração Pública.

Relacionado com
Contido em
Creative Commons
Coleções