Arranjo produtivo local no setor moveleiro: um estudo das restrições e potencialidades do pólo industrial moveleiro de UBÁ-MG e região.

Data da publicação
2004
Coordenador(es)
Colaborador(es)
Organizador(es)
Evento
Entrevistador(a)
Entrevistado(a)
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Nos últimos anos, o estudo sobre arranjos produtivos locais (APLs) tem recebido diversas abordagens de várias vertentes da Ciência Econômica, em particular, da comunidade acadêmica da Economias Industrial e Regional, e da Nova Geografia Econômica. A razão desse interesse é que esses arranjos, também chamados de clusters, são capazes de gerar às firmas locais vantagens e benefícios competitivos tanto de natureza espontânea quanto associados a um maior escopo para a construção e sustentação de ações conjuntas entre os agentes do segmento produtivo local. Tendo esse pressuposto teórico em vista, o presente trabalho centraliza-se na discussão desses benefícios e vantagens competitivas, a partir de uma análise exploratória da organização e dinâmica operacional do pólo industrial moveleiro de Ubá-MG e entorno regional.

Palavras-chave
Keywords
Citação
REZENDE, J. V. S. Arranjo produtivo local no setor moveleiro: um estudo das restrições e potencialidades do pólo industrial moveleiro de UBÁ-MG e região. 87 f. Monografia (Graduação em Administração Pública) – Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho, Fundação João Pinheiro, Belo Horizonte, 2004.
Notas
Trabalho apresentado ao Curso de Graduação em Administração Pública da Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho da Fundação João Pinheiro, como requisito parcial para obtenção do título de bacharel em Administração Pública.

Relacionado com
Contido em
Creative Commons
Coleções