Capacitação docente para o ensino remoto : estudo da oferta de cursos para o desenvolvimento de competências digitais de professores no contexto do novo ensino médio
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2023
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Resumo
A presente pesquisa analisa a oferta de cursos de capacitação por alguns Institutos Federais de Educação e pelo Governo de Minas Gerais no formato de MOOC como forma de promover o desenvolvimento de competências digitais e minimizar os desafios do uso de tecnologias de informação e comunicação pelos docentes no contexto de implantação do Novo Ensino Médio. A metodologia envolveu pesquisa bibliográfica, documental e de campo. A pesquisa bibliográfica incluiu a temática sobre os desafios da escola pública no contexto do novo ensino médio, o uso das tecnologias de informação e comunicação no processo educacional e o ensino remoto; e algumas abordagens teóricas acerca das competências digitais na educação. A pesquisa documental analisou, a partir de levantamentos realizados nos sites ou plataformas governamentais, 63 cursos ofertados pelos institutos federais de ensino e pelo governo estadual de Minas Gerais e com acesso livre e gratuito para os profissionais de educação em 2023. Foram analisados os conteúdos e formatos dos cursos ofertados e, com base no DigCompEdu, as principais competências digitais trabalhadas nos cursos estudados. Além disso, o trabalho incluiu em sua análise os resultados de uma pesquisa de campo realizada em 2023 com docentes e discentes de uma escola estadual de Minas Gerais. Dentre os aspectos abordados nessa pesquisa foi possível compreender melhor algumas percepções sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação, avanços e desafios das escolas públicas no contexto educacional do novo ensino médio. Os resultados evidenciam um esforço voltado ao desenvolvimento de competências digitais nos cursos ofertados para capacitação docente por parte das iniciativas analisadas, contudo, observa-se a necessidade de se ampliar e estimular iniciativas dessa natureza
Abstract
This research analyzes the offer of training courses by some Federal Institutes of Education and the Government of Minas Gerais in the MOOC format as a way of promoting the development of digital skills and minimizing the challenges of using information and communication technologies by teachers in the context of implementation of the New High School. The methodology involved bibliographic, documentary and field research. The bibliographical research included the themes of the challenges of public schools in the context of the new secondary education, the use of information and communication technologies in the educational process and remote teaching; and some theoretical approaches to digital skills in education. The documentary research analyzed, based on surveys carried out on government websites or platforms, 63 courses offered by federal educational institutes and the state government of Minas Gerais and with free access for education professionals. The contents and formats of the courses offered were analyzed and, based on DigCompEdu, the main digital skills worked on in the courses studied. Furthermore, the work included in its analysis the results of a field research carried out in 2023 with teachers and students from a state school in Minas Gerais. Among the aspects covered in this research, it was possible to better understand some perceptions about the use of information and communication technologies, advances and challenges of public schools in the educational context of the new secondary education. The results show an effort aimed at developing digital skills in the courses offered for teacher training by the initiatives analyzed, however, there is a need to expand and encourage initiatives of this nature.
Palavras-chave
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Keywords
Citação
AMARAL, A. I. X. Capacitação docente para o ensino remoto: estudo da oferta de cursos para o desenvolvimento de competências digitais de professores no contexto do novo ensino médio. Monografia de conclusão de Curso (Especialização em Administração Pública, Planejamento e Gestão Governamental) – Fundação João Pinheiro, Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho, 2023.
Notas
Monografia de conclusão de Curso (Especialização em Administração Pública, Planejamento e Gestão Governamental) – Fundação João Pinheiro, Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho, 2023.