A formação teórica do piloto comercial de aeronaves para oficiais do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais por meio da educação à distância: análise da viabilidade de implantação

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2018
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Para atuar como tripulantes das aeronaves do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) os pilotos têm que possuir, por força de lei, no mínimo a licença de piloto comercial. A formação do piloto consiste em etapas teóricas e práticas, todas com regulamentação prevista em dispositivos legais da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Atualmente a formação teórica do piloto comercial de aeronaves do CBMMG tem ocorrido na modalidade presencial e por meio de escolas privadas de aviação que são contratadas após o poder público promover o certame licitatório. Foi levantada a hipótese da formação teórica poder ser realizada na modalidade da Educação a Distância (EaD) com economia de recursos públicos e celeridade nas etapas de formação. Por esta razão, o objetivo geral desta pesquisa é analisar a viabilidade de implantação do curso teórico do piloto comercial de aeronaves do CBMMG na modalidade da EAD. O tema é particularmente relevante já que a EaD tem crescido de forma expressiva, sobretudo em virtude da expansão das tecnologias da informação e comunicação e justifica-se porque a eficiência na prestação do serviço público é uma previsão Constitucional. Como procedimento metodológico foi conduzida uma pesquisa exploratória, quantitativa e bibliográfica, utilizando-se a técnica de questionário de questões fechadas, com uma amostra de trinta e cinco pilotos que estão em atividade na Corporação e também entrevistas com servidores da ANAC, da SENASP e do CBMMG para levantar informações sobre aspectos fundamentais da pesquisa. Para análise dos dados utilizou-se de técnicas estatísticas de inferência e de análise de conteúdo das entrevistas. Nos resultados finais constatou-se ser viável implantar o curso teórico do piloto comercial de aeronaves do CBMMG na modalidade da EaD, com observações detalhadas na conclusão desta pesquisa.

Abstract
In order to play a role as a crewman of the Minas Gerais Military Fire Brigade’s aircrafts, pilots must possess as postulated by law, at least a commercial pilot license. The pilot’s training consists of theoretical and practical stages, all with regulation provided in legal requirements of the National Civil Aviation Agency. Currently the theoretical training of its commercial aircraft pilots has occurred in the face-to-face modality and through private aviation schools that are hired after the public authority to promote the bidding contest. The hypothesis was raised that the theoretical training can be carried out in the distance education modality with savings of public resources and faster training stages. For this reason, the general objective of this research is to analyze the likelihood of implementing the commercial aircraft pilot course in the distance education modality in the Minas Gerais Military Fire Brigade. The issue is particularly relevant since the distance education has grown significantly, especially due to the expansion of information and communication technologies and it is justified as the efficiency in the public service delivery is a Constitutional foreknowledge. As a methodological procedure, an exploratory, quantitative and bibliographic research was conducted by means of a closedquestion questionnaire technique, with a sample of thirty-five active pilots in the Corporation as well as interviews with ANAC, SENASP and some militaries were conducted in order to gather information on key aspects of the study. Statistical techniques of inference and the content analysis of the interviews were used to analyze the data. As final results it was found likely to implement the theoretical Minas Gerais Military Fire Brigade aircraft’s commercial pilot course applying for distance education modality, with detailed caveats pointed at the conclusion’s chapter of this research.

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