Educação ambiental em escolas estaduais de Minas Gerais

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2019
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Resumo
A Educação Ambiental é uma modalidade de ensino sobre o meio ambiente, estratégica ao enfrentamento de problemas ambientais. No Brasil, o meio ambiente é tema transversal da educação, não configurando uma disciplina curricular específica, mas sim perpassando por todas as áreas de conhecimento. A fim de conhecer mais sobre a operacionalização disso em Minas Gerais, propôs-se verificar as ações de Educação Ambiental desenvolvidas entre 2015 e 2018 no Ensino Fundamental das escolas estaduais dos municípios que compõem a CIEA/MG Metropolitana Capital, analisando interdisciplinaridade e eficiência nesse processo. Trata-se de uma pesquisa social aplicada, de nível descritivo e método hipotético dedutivo, cuja metodologia iniciou-se com pesquisa bibliográfica no concerne do tema, seguida da análise de instrumentos normativos sobre Educação Ambiental do Brasil e de Minas Gerais, tendo, por fim, apresentação e análise dos dados obtidos pelo levantamento de campo por amostragem. A amostra foi composta de 100 unidades, com intervalo de confiança de 95% e margem de erro de 9,7%. Os resultados indicam que a Educação Ambiental na rede estadual mineira é desenvolvida de forma interdisciplinar e eficiente. Porém, não houveram evidências de que a interdisciplinaridade tenha influenciado a eficiência da Educação Ambiental na Educação Básica em Minas Gerais, não sendo possível afirmar que o desenvolvimento de ações educativas de meio ambiente de modo interdisciplinar confere maior eficiência a essas ações.

Abstract
The Environmental Education is a modality of teaching about the environment, strategic to the confrontation of environmental problems. In Brazil, the environment is transversal theme of education, not configuring a specific curricular discipline, but rather permeating all areas of knowledge. In order to know more about the operationalization of this in Minas Gerais, it was proposed to verify the activities of Environmental Education developed between 2015 and 2018 in Elementary Education in public schools of the municipalities that compose CIEA/MG Metropolitana Capital, analyzing interdisciplinarity and efficiency in this process. It is an applied social research, of descriptive level and hypothetical deductive method, which employed a methodology that began with bibliographical research on the subject, followed by the analysis of normative instruments on Environmental Education of Brazil and Minas Gerais, and, finally, presentation and analysis of the data obtained by field survey by sampling. The sample was composed of 100 units, with a 95% confidence interval and 9,7% sampling error. The results indicate that the Environmental Education in the state of Minas Gerais is developed in an interdisciplinary and efficient way. However, there was no evidence that interdisciplinarity influenced the efficiency of Environmental Education in Elementary Education in Minas Gerais. Therefore, it is not possible to affirm that the development of educational actions related to the environment interdisciplinarily gives greater efficiency to these actions.

Palavras-chave
Citação
VIEIRA, Linda Inês da Silva. Educação ambiental em escolas estaduais de Minas Gerais. 77 f. Monografia (Graduação em Administração Pública) – Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho, Fundação João Pinheiro, Belo Horizonte, 2019
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