Estudo da utilização de metodologias ativas de aprendizagem no curso de formação de oficiais do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais

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2020
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Resumo
Esse estudo tem por objetivo identificar a percepção dos professores que lecionam no CFO BM sobre a utilização das estratégias metodológicas ativas de aprendizagem por eles e sobre o desenvolvimento de habilidades e competências importantes para o profissional do Século XXI, sejam elas: a criatividade; o senso crítico; a reflexão; a colaboração; a capacidade de trabalhar em grupo e de resolver problemas; dentre outras requeridas para a carreira bombeiro militar, a partir da sua atuação como professor. Trata-se de um estudo de natureza bibliográfica e descritiva, com abordagem quanti-qualitativa. Seu referencial teórico contempla fundamentos das metodologias ativas de aprendizagem e da formação docente continuada, que embasam a análise dos resultados da pesquisa de campo realizada junto aos docentes do curso. A investigação expõe um diagnóstico positivo das práticas pedagógicas do grupo entrevistado, no sentido de caminharem mais na direção de uma aprendizagem ativa e significativa do que naquela passiva, mecânica e tradicional. Entretanto, traz evidências que confirmam, parcialmente, que a ausência de formação inicial ou continuada na área pedagógica docente, aliada ao desconhecimento de metodologias ativas, reduz a eficiência e a efetividade do processo ensino-aprendizagem quanto à promoção de estratégias metodológicas eatividades que, conforme previsto na literatura, tendem a desenvolver nos alunos as competências e habilidades supracitadas. Logo, o presente trabalho constitui-se num enriquecimento do conhecimento existente sobre as metodologias ativas de aprendizagem aplicadas ao ensino profissional do CBMMG em prol da sociedade.

Abstract
This study aims to identify the perception of the teachers who teach at the Graduation Course for Officers of Minas Gerais Military Fire Department about the use of active methodological learning strategies for them and about the development of skills and competences important for 21st century professionals, whether they are: creativity; critical sense; reflection; collaboration; the ability to work in groups and to solve problems; among others required for the military firefighter career, from his performance as a teacher. This is a bibliographic and descriptive study, with a quantitative and qualitative approach. Its theoretical framework includes fundamentals of active learning methodologies and ongoing teacher training, which base the analysis of the results of the field research carried out with the teachers of the course. The investigation exposes a positive diagnosis of teaching pedagogical practices of the interviewed group, in the sense of moving more towards active and meaningful learning than in passive, mechanical and traditional learning. However, it brings evidence that partially confirms that the absence of initial or continuing training in the teaching pedagogical area, coupled with the lack of active methodologies, reduces the efficiency and effectiveness of the teaching-learning process in terms of promoting methodological strategies and activities that, as predicted in the literature, they tend to develop the aforementioned competencies and skills in students. Therefore, the present work constitutes an enrichment of the existing knowledge about active learning methodologies applied to CBMMG professional education for the benefit of society.

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Notas
Trabalho apresentado ao Curso de Especialização em Gestão, Proteção e Defesa Civil – CEGEDEC da Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho da Fundação João Pinheiro, em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, como requisito parcial para obtenção do título de especialista em Gestão, Proteção e Defesa Civil.

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