[16] XVI CSAP
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Navegando [16] XVI CSAP por Orientador "Silveira, Mauro César da"
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Item A gestão de custos nos projetos estruturadores no estado de Minas Gerais: um estudo de caso(2009) Rocha, Raoni Bonato; Silveira, Mauro César da; Caixeta, Giovanni JoséO século XX, repleto de descobertas e conflitos, representou uma série de mudanças de caráter sócio-econômico-cultural, que culminaram no mundo contemporâneo globalizado. Ao longo do século, as instituições, inclusive os Estados nacionais, foram obrigadas a se adaptar à nova realidade. Frente a um cenário de instabilidade e de crise fiscal, o Estado, notoriamente caracterizado por sua rigidez institucional, foi obrigado a buscar alternativas que o adequassem à nova “ordem mundial”, medidas que buscassem uma maior flexibilidade e aumentos de eficiência e eficácia. A partir dessa necessidade, buscou-se utilizar e adaptar técnicas do setor privado para a Administração Pública, caracterizando o movimento denominado NGP (Nova Gestão Pública). Dentro desse contexto, a Gestão de Projetos e o Custeio por Atividades vêm se consolidando como instrumentos de gestão tanto em esferas privadas quanto públicas, assumindo um caráter de destaque, na medida em que possibilitam alinhar os projetos e atividades do Estado ao Planejamento Estratégico e calcular de forma mais precisa e gerencial, com vistas a reduzir os custos processuais envolvidos nessas atividades. Ao mesmo tempo, apesar dos avanços presenciados pelo estado de Minas Gerais, ainda percebe-se um relativo atraso frente aos governos dos países desenvolvidos, ressaltando o caráter de maturação das técnicas implantadas por que passa o estado e a importância desta análise.Item Mudança organizacional: um estudo de caso sobre a implementação do redesenho do processo de compras da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais - SES(2009) Paes, Fernanda Sampaio; Silveira, Mauro César da; Carneiro, RicardoA mudança organizacional desde a década de 80 vem sendo constantemente discutida pela literatura, uma vez que se tornou algo presente na realidade das organizações, sejam elas públicas ou privadas e por influenciar diretamente os resultados destas. Levando em conta a importância do tema, este trabalho apresenta uma análise da implementação da mudança no processo de compras da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES). O trabalho tem como principal objetivo analisar o processo de implementação do fluxo de compras da SES, destacando quais os passos utilizados nesta implementação e confrontá-los com o que vem sendo apontado de forma recorrente na literatura como fatores críticos de sucesso aos processos de mudança, como a questão da liderança, da comunicação, resistência, etc. Os dados obtidos para o estudo realizado foram alcançados por meio de entrevista com pessoas envolvidas de diferentes formas no processo de mudança, bem como em observação direta. Referenciou-se o estudo também em alguns materiais obtidos junto à secretaria e à empresa de consultoria contratada, como planilhas, apresentações, etc., e também materiais retirados do próprio site da SES. Neste sentido, o estudo mostrou que o processo de mudança em andamento na SES teve alguns pontos positivos e algumas falhas que indicam que alguns fatores críticos de sucesso não foram devidamente acompanhados. Pelo estudo ficou claro que houve ações desenvolvidas no decorrer do processo de implementação que não eram do conhecimento de todos os envolvidos, isso demonstra uma falha na comunicação que acabou sendo negligenciada em alguns momentos. Além da comunicação, outro fator que se mostrou crítico, foi a falta de interfuncionalidade entre as áreas, o que segundo a literatura é um dificultador para formação de uma equipe de transformação coesa e envolvida. A cultura da gestão da mudança parece não fazer parte do cotidiano da SES, uma vez que o modelo adotado nesta mudança foi introduzido pela consultoria contratada e em diversos momentos não foi seguido pelos agentes do processo, no entanto, a hipótese construída neste estudo de que, em regra, no setor público não há um processo de gestão de mudança, o que deve ser melhor estudado em futuros trabalhos. A liderança, ao contrário, foi positiva e atuou de forma efetiva fazendo com que a implementação da mudança progredisse de forma mais ágil e diminuindo a resistência dos funcionários.