[32] XXXII CSAP
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Navegando [32] XXXII CSAP por Orientador "Oliveira, Kamila Pagel de"
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Item Gestão do desempenho no setor público mineiro: disfunções, desafios e possibilidades de mudança(2017) Cristo, Marina Gregório Coimbra; Oliveira, Kamila Pagel de; Nicácio, Cláudia Beatriz Machado Monteiro de Lima; Sousa, Rosânia Rodrigues deO presente trabalho trata da gestão do desempenho no Estado de Minas Gerais, buscando compreender quais são suas disfunções e identificar quais são as possibilidades de mudanças neste processo. Busca-se entender como esse processo evoluiu desde a implantação da avaliação de desempenho, em 2003, e quais dificuldades encontradas atualmente impedem o alcance de efetividade na gestão do desempenho em Minas Gerais. Trata-se de uma pesquisa que investiga o tema a partir da perspectiva de atores fundamentais no processo em estudo, sendo eles os responsáveis pela gestão de desempenho na SEPLAG e os gestores de determinadas unidades da SEPLAG e FJP. Para o alcance dos objetivos propostos foram utilizadas as seguintes técnicas: revisão bibliográfica e pesquisa de campo, a qual foi realizada por meio de entrevistas e aplicação de questionários. Os resultados obtidos mostram a existência de uma contradição no processo de gestão de desempenho em Minas Gerais; enquanto os dados quantitativos mostram que os gestores declaram conhecer e executar adequadamente as etapas de tal processo, a análise qualitativa mostra que esses atores, bem com os membros da área responsável pela elaboração de políticas de gestão de pessoas do estado, apontam uma série disfunções na gestão do desempenho, tais como: a atuação das unidades setoriais de recursos humanos, o envolvimento da alta gestão no processo, o papel do gestores e questões relacionadas ao modelo vigente no estado. Os respondentes também indicaram possibilidades de melhoria neste processo, sendo as principais: instrumentalização dos RH setoriais, aumento do comprometimento dos gestores com a gestão do desempenho, adequação do modelo utilizado à realidade dos servidores e a conscientização da alta gestão em relação a importância dos resultados da gestão do desempenho para seus servidores e para a organização.