[2] CEAPPGG II 2016-2018
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando [2] CEAPPGG II 2016-2018 por Orientador "Assis, Marcos Arcanjo de"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item O trabalho com famílias em situação de vulnerabilidades: uma análise do Projeto Família Cidadã BH-Sem Miséria no município de Belo Horizonte(2018-06-29) Silva, Samuel Machado da; Assis, Marcos Arcanjo de; Carneiro, Carla Bronzo LadeiraA presente monografia tem como tema o trabalho com famílias vulneráveis e toma como objeto a experiência do Projeto Família Cidadã – BH Sem Miséria em Belo Horizonte. A pesquisa busca discutir as dificuldades do planejamento do trabalho com este público, a partir da identificação do perfil de vulnerabilidade das famílias beneficiárias, dos itinerários de intervenção desenhados para algumas destas famílias. Para isso, foi realizada uma sistematização e análise de dados secundários do Sistema de Gestão de Políticas Sociais da PBH e dos Planos de Ação Familiar, documento que planeja o trabalho com as famílias no âmbito do Projeto. Observou-se que o projeto inovou no trabalho com famílias, uma vez que propôs a participação da família no planejamento das ações, além de trazer um Sistema de informação para o acompanhamento e monitoramento. Contudo, na análise dos casos estudados, percebeu-se uma baixa convergência entre as ações planejadas e as vulnerabilidades diagnosticadas. Assim, a pesquisa pretende contribuir para a temática do trabalho social com famílias vulneráveis, ao elucidar os desafios da intervenção proposta pelo Projeto Família Cidadã BH – Sem miséria.Item O trabalho pedagógico com o Ideb: a adesão de escolas da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte(2018) Freitas, Elias José Lopes de; Assis, Marcos Arcanjo deEste trabalho tem por objetivo investigar a adesão de escolas da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte ao princípio do trabalho pedagógico desenvolvido a partir dos resultados do último Ideb por elas alcançados. A metodologia utilizada foi a de estudos teóricos sobre as reformas educacionais no Brasil e no mundo além de suas relações com as reformas do estado ocorrida nos fins do século XX, foi descrita também a trajetória da política educacional do município de Belo Horizonte em que se afirma a gestão da educação a partir de índices aferidos nas avaliações externas como o próprio Ideb. Por fim foram realizadas entrevistas com gestores pedagógicos destas escolas, como forma de se verificar a existência de trabalhos norteados por este índice nestas escolas. A conclusão a que se chegou é que embora haja um consenso quanto a validade do Ideb como referência de qualidade, ainda há algumas questões pendentes na realização de trabalho desta natureza em algumas escolas.