[27] XXVII CSAP
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Navegando [27] XXVII CSAP por Orientador "Silveira, Mauro César da"
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Item Gestão do conhecimento no GERAES: análise das práticas e ferramentas utilizadas e eventuais impactos do plano estadual de gestão do conhecimento(2015) Lima, André Assumpção e; Silveira, Mauro César da; Dufloth, Simone Cristina; Moraes, Leonardo Barbosa deA Gestão do Conhecimento (GC) nas organizações se configura como um processo dinâmico, contínuo e estratégico de aprendizado, no qual o conhecimento é criado, compartilhado e armazenado de forma a ampliar a eficiência nos processos e procedimentos de trabalho e evitar o retrabalho e a repetição de erros. O presente trabalho, que foi desenvolvido atravésde pesquisa bibliográfica e documental, caracterizada como qualitativa, tem como objetivo central analisar como é abordada e estruturada a temática da GC no âmbito do Núcleo Centralde Gestão Estratégica de Projetos e do Desempenho Institucional (GERAES), órgão responsável pelo planejamento e monitoramento dos projetos e processos estratégicos do Estado de Minas Gerais, a partir da análise das práticas e ferramentas de GC utilizadas nos processos internos e de possíveis impactos do Plano Estadual de Gestão do Conhecimento nos processos de criação, compartilhamento e armazenamento do conhecimento organizacional e de informações estratégicas. Por meio da análise das entrevistas, percebeuse a ausência de ações sistematizadas de GC no órgão, o que é um fator crítico ao se considerar que o GERAES está vinculado à Subsecretaria de Gestão da Estratégia Organizacional (SUGES) da SEPLAG, que é o órgão responsável pela implantação da referida política. Dessa forma, a falta de estruturação de uma metodologia especifica para as práticas e ferramentas de GC utilizadas no âmbito do GERAES, compromete os processos de criação, armazenamento e o compartilhamento de informações e conhecimentos extremamente relevantes para o Estado e os cidadãos. Tal fato aponta que o Plano Estadual de Gestão do Conhecimento não produziu resultados significantes na atuação do GERAES. As iniciativas de utilização das práticas e ferramentas de GC se mostraram pontuais, de forma desintegrada e sem visão sistêmica. Apesar dos membros da equipe compreenderem a relevância e importância da temática, poucos avanços estruturais são percebidos. O processo de GC é complexo e depende de uma cultura organizacional, do apoio da liderança e de ferramentas tecnológicas pertinentes, que auxiliem a integração, transferência, compartilhamento e armazenamento do conhecimento organizacional.Item Plug Minas: Arena de atores políticos e um modelo de governança(2015) Alves, Pedro Henrique Vieira de Toledo; Silveira, Mauro César da; Starling, Mônica Barros de Lima; Allanic, Louis RosalesEste estudo trata do modelo de governança apresentado no Plug Minas – Centro de Formação e Experimentação Digital, que é uma política pública do Estado de Minas Gerais, e da evolução do mesmo decorridos cinco (5) anos de sua implementação. Esta é uma política voltada para a juventude, no sentido da criação de jovens protagonistas mineiros. Este modelo é descrito como sustentável ao longo de mudanças políticas no cenário estadual, pois foi construído no sentido de ser executado por meio de parcerias e pela contratualização de resultados, do Estado de Minas Gerais com uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), além de parcerias com instituições privadas e organizações não governamentais (ONGs). Ou seja, a análise busca a compreensão de como o modelo de governança deste projeto funciona na prática e enxergar a situação do mesmo com a atual descontinuidade política pela qual o Estado de Minas Gerais passa. Para isso, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com os diversos atores políticos com interesses ligados ao Plug Minas e analisadas à luz da teoria da Análise do Discurso, e comparadas às teorias sobre atores políticos, à mudança organizacional e à descontinuidade e continuidade administrativa em políticas públicas. Os resultados alcançados apresentaram grandes mudanças da situação atual para a situação enxergada na implementação desta política, e, também uma intensa descontinuidade de suas atividades decorrentes da troca de governo no âmbito estadual, mudando sua estratégia e seu modelo de governança, onde a OSCIP perde força e o Estado atua de forma mais presente na execução do Plug Minas.