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Navegando [10] X CSAP por Orientador "Dufcth, Simone"
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Item Avaliação do Portal de Governo do Estado de Minas Gerais - Minas On Line(2004) Rocha, Damião José Rodrigues da; Dufcth, SimoneO presente trabalho consiste em uma avaliação do Portal de Governo do Estado de Minas Gerais - Minas On line. O tema governo eletrônico tem feito parte das discussões do meio acadêmico e também dos governos. Estes têm se utilizado das Tecnologias de Informação e Comunicação, principalmente a Internet, para prestarem seus serviços e informações aos cidadãos. O Governo Eletrônico envolve relações com os cidadãos (G2C), com as empresas (G2B), com os governos (G2G) e com os servidores públicos (G2E). O Governo Federal começou a sua política de governo eletrônico em 2000, servindo como incentivo para que estados e municípios também pudessem começar a desenvolver suas políticas nessa área. O Estado de Minas Gerais a partir do ano 2000 começou a consolidar de maneira mais efetiva sua Política de Governo Eletrônico. Primeiro definiu diretrizes para a prestação de serviços e informações pela Internet. Já em 2003 através do decreto 43666 foi consolidada a política de governo eletrônico do estado. Acompanhando esse processo o Portal Minas, atual Minas On line, foi reestruturado seguindo uma nova lógica de organização das informações, por assuntos e eventos da vida (life events), adotada por países de sucesso na área como Reino Unido e Cingapura Neste trabalho será avaliado o direcionamento do Portal Minas On line à públicos alvo específicos e seu nível de presença na Web. As metodologias de avaliação foram desenvolvidas levando-se em consideração alguns trabalhos de avaliação que já foram realizados. A metodologia de avaliação dos públicos alvo foi feita partindo-se das relações de governo eletrônicos citadas anteriormente, sendo definidos os públicos que são os prováveis usuários do Portal. Já a metodologia de avaliação do nível de presença do Portal na Web foi feita considerando-se três níveis: oferecimento de informações institucionais apenas, serviços relevantes de download de informação e prestação de serviços em tempo real (on line). Assim os resultados encontrados possibilitaram entender quais os públicos tinham mais serviços e informações a sua disposição, e quantos serviços eram prestados on line ou eram de informações institucionais apenas.