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Item A conta Restos a Pagar e seu tratamento após a Lei de Responsabilidade Fiscal em Minas Gerais(2004) Faria, Luciana de Souza; Carvalho, Célia Maria SilvaA presente monografia intitulada A conta Restos a Pagar e seu tratamento após a Lei de Responsabilidade Fiscal em Minas Gerais discorre acerca da composição da respectiva conta apresentando uma revisão sobre o orçamento no Brasil, o proçesso orçamentário e sobre a dívida pública, destacando as mudanças implementadas pela Lei Complementar n.° 101 de 4 de maio de 2000 - Lei de Responsabilidade Fiscal. A seguir é feito um estudo da composição da conta Restos a Pagar, principal componente da dívida de curto prazo, em Minas Gerais e das determinações da Lei de Responsabilidade Fiscal para essa conta.Item A controversa composição da receita líquida real: a exclusão das receitas vinculadas e o impacto financeiro no Estado de Minas Gerais(2004) Maia, Otávio Martins; Abreu, Osmar Teixeira deItem A disponibilização das informações orcamentárias pelo Minas On-Line: estudo aplicado ao modelo democrático focado no controle social e accountability(2004) Borges Neto, Romão Ferreira; Dufloth, SimoneItem A estruturação dos processos de provisão de pessoas na administração pública do poder executivo de Minas Gerais(2004) Miranda, Cynthia Lanna de; Cruz, Marcus ViníciusA presente monografia tem por fim descrever e analisar a estruturação dos processos de provisão de pessoas na Administração pública de Minas Gerais, verificando sua adequação do ponto de vista gerencial, tendo como referência os preceitos teóricos da Administração de Recursos Humanos e considerando para tanto as especificidades que o setor público apresenta e os aspectos condicionantes das estruturas de provisão de pessoas nas organizações públicas impostas seja pelo ordenamento jurídico seja pela lógica de funcionamento do Direito Administrativo, aos quais todos os processos gerenciais da Administração Pública se submetem.Item A função de coordenação geral das ações governamentais na estrutura organizacional do Poder Executivo: considerações sobre a estrutura vigente do estado de Minas Gerais(2004) Künzi, Christiane Dominique; Favaro, Camila; Carneiro, RicardoO presente trabalho é uma monografia de conclusão do X Curso Superior de Administração Pública da Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho - Fundação João Pinheiro. O objeto de estudo deste é a função de coordenação geral das ações governamentais no âmbito da estrutura organizacional do Poder Executivo estadual, tomando como referência o caso contemporâneo do Estado de Minas Gerais. O principal intuito deste trabalho é conceber uma abordagem da referida função na estrutura organizacional do Poder Executivo mineiro, a fim de aprofundar a relevância do cumprimento das atividades concernentes à função de coordenação na gestão pública. Foi realizada uma pesquisa em fontes bibliográficas e documentais, e após uma análise da referida função na estrutura organizacional do poder executivo de Minas Gerais em curso, destacando-se o papel da Diretoria Central de Coordenação e Acompanhamento da Ação Governamental - Superintendência Central de Coordenação Geral (DCCAG / SCCG) da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais (SEPLAG MG).Item Álcool e saúde mental: o impacto do uso de álcool nas internações hospitalares por transtornos mentais e comportamentais no estado de Minas Gerais(2004) Barbosa, Marcelo Mendes; Machado, Edite Novais da MataEste trabalho tem como objetivo analisar os impactos dos agravos à saúde devido ao uso de álcool nas internações por transtorno mental e comportamental no estado de Minas Gerais. O método utilizado foi a pesquisa de todas as Autorizações de Internação Hospitalar (AIH) relativas aos transtornos mentais e comportamentais ocorridas em Minas Gerais no período de 2000 a 2003. Os resultados obtidos mostraram que o uso de álcool é a segunda maior causa de internações dos transtornos mentais e comportamentais, e a principal dentre os distúrbios mentais causados pelo uso de substância psicoativa. Os pacientes internados são principalmente do sexo masculino e se encontram predominantemente na faixa etária de 26 a 59 anos. Existem alguns municípios e regiões onde os transtornos mentais e comportamentais devido ao uso de álcool ocorrem com maior intensidade, e também uma concentração das internações em poucos hospitais, a qual ocorre em sua maior parte na clínica psiquiátrica. Esses transtornos resultam em grande ocupação dos leitos hospitalares e têm como principal quadro clínico o transtorno psicótico. Como conclusão tem-se que o uso de álcool causa grande impacto na saúde mental, devendo ser o alvo principal das políticas de prevenção aos distúrbios mentais.Item Análise da adoção de remuneração variável na administração pública sob a ótica da eficiência administrativa(2004) Telles, Cecília Oliveira; Batista Júnior, Onofre Alves BatistaÉ notória e urgente a necessidade de se alcançar um maior nível de eficiência na Administração Pública. Esta monografia teve como objetivo analisar a adoção de remuneração variável, para verificar se ela é capaz de colaborar para esta modernização da gestão, para uma maior eficiência na prestação dos serviços públicos. Além de pesquisa bibliográfica, a metodologia abrangeu a realização de pesquisa através de estudos de caso, utilizando-se de ferramentas de coleta de dados, como a entrevista e a observação não participante, alicerçada em dados secundários obtidos na documentação das instituições pesquisadas, a saber: Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais e Fundação Centro de Hematologia e Hemoterapia de Minas Gerais (Hemominas). Após a pesquisa bibliográfica e a análise dos estudos de caso, verificou-se que a remuneração variável é um bom instrumento de gestão de pessoas, capaz de incentivar os trabalhadores na busca por um trabalho de excelência. Este instrumento é alvo de críticas por parte de alguns autores, entretanto, elas não se mostram suficientes para que se deixe de utilizar este tipo de remuneração. O que os gerentes devem fazer é estar atentos a alguns fatores identificados como fundamentais para o sucesso da remuneração variável, tais como a clareza dos padrões, das regras do jogo; a garantia de iguais oportunidades a todos de obterem os ganhos adicionais; o equilíbrio entre as recompensas individuais, em grupo e organizacionais; a participação dos servidores no processo e o estabelecimento de uma relação direta e clara entre a recompensa e o desempenho avaliado. É também fundamental entender que a remuneração variável não pode ser utilizada como a única solução para os males de ineficiência da máquina pública e desmotivação dos servidores. Afinal, uma boa administração de recursos humanos requer ações integradas e coordenadas entre todos os seus subsistemas: de provisão, de aplicação, de manutenção, de desenvolvimento e de monitoração de recursos humanos.Item Análise da alocação de recursos orçamentários e financeiros nos termos da Emenda Constitucional n° 29/2000: o caso de Minas Gerais(2004) Almeida, Olívia Bernardes; Carvalho, Célia Maria SilvaEste trabalho teve como objetivo analisar a forma de alocação de recursos orçamentários e financeiros, nos termos da Emenda Constitucional n° 29/2000, no estado de Minas Gerais, de forma a avaliar o cumprimento das determinações legais e dos objetivos propostos pelas mesmas. Tal alocação, referente às ações e serviços públicos de saúde no Brasil, obedece aos procedimentos de construção do orçamento anual e de execução orçamentária e financeira dispostos, sobretudo, na Constituição Federal de 1988, bem como as determinações da Emenda Constitucional n° 29/2000. Esta, estabelece percentuais mínimos obrigatórios de aplicação de recursos em saúde, por União, estados e municípios e garante fontes estáveis de recursos para a função. O estudo utilizou-se das informações e dados constantes nos instrumentos de planejamento e orçamento aprovados no estado para o período 2000/2003 - PMDI, PPAG, Leis de Diretrizes Orçamentárias e Leis Orçamentárias Anuais os demonstrativos elaborados pela Superintendência Central de Contadoria Geral/ SEF, os Relatórios de Auditoria e os Relatórios Técnicos da Comissão de Acompanhamento da Execução Orçamentária/Tribunal de Contas de Minas Gerais. O resultado obtido a partir da análise demonstrou uma incorreta forma de alocação, em Minas Gerais, na medida em que se desatendeu os instrumentos do período, assim como a Emenda Constitucional n° 29/2000.Item Análise da cooperação interinstitucional na gestão de projetos: um estudo de caso do Projeto Jaíba(2004) Vidal, Arthur Henrique Gonçalves Percegoni; Voll, Vera LuciaA presente monografia visa analisar o processo de coordenação interinstitucional nos projetos estruturadores, em especial no Projeto Jaíba, segundo a concepção de administração pública gerencialista que está sendo implantada no Estado de Minas Gerais durante o Governo de 2003-2006. Foi feito um levantamento bibliográfico sobre os instrumentos de cooperação existentes e as principais normas de controle e coordenação vigentes. Os dados sobre o Projeto Jaíba e as instituições que atuam dentro dele foram obtidos através da analise de documentos oficiais, de entrevistas com os responsáveis pelos órgãos e por observações pessoais feitas durante o meu estágio supervisionado na UAGP/SUCEP/SEPLAG.Item Análise da segurança da informação das Secretarias de Estado de Minas Gerais(2004) Laia, Marconi Martins de; Lara, Rodrigo Diniz; Barbosa, Sérgio MartinsTendo em vista a importância da informação no contexto organizacional atual, o presente trabalho tem como objetivo geral realizar um diagnóstico da situação em que se encontra a segurança da informação nas Secretarias de Estado de Minas Gerais, buscando analisar como estas instituições têm lidado com a proteção de suas informações. Para a realização do trabalho foi feita uma revisão bibliográfica sobre o macro-tema segurança da informação e, posteriormente, foi realizada uma pesquisa em todas as 15 Secretarias de Estado de Minas Gerais que compõe o Poder Executivo em 2004, com o intuito de investigar qual a situação em que se encontra a segurança da informação nestas organizações. Esta pesquisa foi baseada na Pesquisa Nacional de Segurança da Informação, realizada pela empresa Módulo Security Solutions, e na NBR ISO/IEC 17 799, norma nacional que estabelece um código de boas práticas relativas à gestão da segurança da informação. Como resultado da pesquisa, conclui-se que existe uma longa trajetória a ser traçada pelas Secretarias de Estado de Minas Gerais para alcançar um nível satisfatório para a proteção de suas informações. O alto índice de organizações que tiveram problemas com segurança da informação nos últimos seis meses, a falta de implementação das melhores práticas em segurança da informação sugeridas pela NBR ISO/IEC 17 799 e a inexistência de um fórum de gestão da segurança da informação, indicam uma situação crítica em relação à proteção da informação nas Secretarias de Estado de Minas Gerais.Item Análise do arranjo institucional do Sistema de Avaliação de Desempenho Individual do Poder Executivo de Minas Gerais(2004) Oliveira, Rodrigo Otávio Fontes de; Fonseca, João CésarEm 2003, o Poder Executivo mineiro passou por um conjunto mudanças institucionais de natureza variada dentre as quais situa-se o projeto estruturador “Choque de Gestão”. Este, por sua vez, tem entre as ações propostas a implementação de um sistema de avaliação de desempenho individual - ADÍ - de servidores públicos, que será o objeto de estudo do presente trabalho. Ao longo do texto será desenvolvida uma análise acerca do arranjo institucional criado para a ADI, tendo como referência os objetivos a ela propostos no Decreto 43.672/2003. Os instrumentos de gestão de pessoal recém criados (quais sejam, a ADI, o prêmio por produtividade, o adicional de desempenho, os novos planos de carreira e a regulamentação da demissão por insuficiência de desempenho) serão responsáveis por criar, juntamente com a Avaliação de Desempenho Institucional, um Sistema de Gestão do Desempenho - SGD - na Administração Pública estadual, para a efetivação de uma gestão estratégica e meritocrática de Recursos Humanos.Item Análise do Gerenciamento Matricial de Despesas (GMD) como ferramenta de redução de despesas na orbita pública(2004) Queiroz, Jaime Augusto Freitas; Sá, Rodrigo Toledo Pereira de; Cruz, Marcus Vinícius GonçalvesO presente trabalho monográfico possui como escopo analisar em que consiste, quais os objetivos e as etapas do Gerenciamento Matricial de Despesas, assim como os resultados da sua implementação na frente da energia elétrica para o Estado. Aborda a evolução e crise do Estado atual, passando pela apresentação do cenário contemporâneo e as exigências de uma nova postura de administração. Díscute-se o papel do Estado no presente contexto e a necessidade de uma postura de gestão empreendedora em consonância com as demandas da sociedade atual. Dentro dessa órbita, suscita-se a figura do Gerenciamento Matricial de Despesas (GMD) como uma ferramenta no auxílio do alcance da meta corporativa. Apresenta em que consiste, os objetivos e etapas do GMD, bem como os resultados de sua implementação, na frente de energia elétrica para o Estado. Deste modo, utilizou-se entrevistas com gestores e envolvidos no processo de postulação da referida metodologia na órbita delimitada e estudo de caso nos Órgãos objetos de análise. Neste caso, menciona-se a Secretaria da Agricultura do Estado de Minas Gerais (SEAPA) , Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais(DER) e a Loteria do Estado de Minas Gerais ( LEMG), como foco de estudo na órbita da redução de despesas com energia elétrica, afim de propiciar uma comparação mais elucidativa e consistente de todo processo. No arcabouço teórico o estudo baseou-se em referências bibliográficas e eletrônicas. A conclusão deste trabalho monográfico é que o GMD é uma louvável ferramenta no auxílio da conquista da meta corporativa, possuindo sua relevância para a administração pública no que tange a busca de uma racionalidade sob o prisma da redução de despesas com energia elétrica. Todavia, ressalta-se, a importância da congruência de diversos fatores (compromisso, equipe qualificada, etc.) para que a metodologia GMD encontre o efetivo sucesso na órbita pública.Item Análise do Programa Fica Vivo à luz da técnica de planejamento estratégico: Planejamento Estratégico Situacional - PES(2004) Lima, Diogo Sie Carreiro; Santana, Iara Leal SantanaO presente trabalho tem como objetivo analisar o método de planejamento do Programa de controle de homicídios denominado Fica Vivo, da Secretaria de Estado de defesa Social, de modo a verificar as virtudes e os vícios do mesmo sob a ótica teórica do Planejamento Estratégico Situacional - PES. Os dados necessários à avaliação do planejamento e gestão adotados foram obtidos através de visitas à coordenação do programa, a visitas a encontros de parceiros, e entrevistas não estruturadas a gestores da Secretaria. A documentação pertinente ao programa presente na Secretaria e disponibilizada pelo Centro de Estudos de Criminalidade e Segurança Pública (CRISP), e a bibliografia relacionada à metodologia de planejamento PES também foram analisados. Os resultados verificados após uma avaliação do planejamento e gestão relativos ao programa Fica Vivo, evidenciaram a complexidade e qualidade dos mesmos, embora alguns fatores estejam fora do padrão definido pelo Planejamento Estratégico Situacional.Item Arranjo produtivo local no setor moveleiro: um estudo das restrições e potencialidades do pólo industrial moveleiro de UBÁ-MG e região.(2004) Rezende, João Victor Silveira; Sousa Filho, Raimundo Leal deNos últimos anos, o estudo sobre arranjos produtivos locais (APLs) tem recebido diversas abordagens de várias vertentes da Ciência Econômica, em particular, da comunidade acadêmica da Economias Industrial e Regional, e da Nova Geografia Econômica. A razão desse interesse é que esses arranjos, também chamados de clusters, são capazes de gerar às firmas locais vantagens e benefícios competitivos tanto de natureza espontânea quanto associados a um maior escopo para a construção e sustentação de ações conjuntas entre os agentes do segmento produtivo local. Tendo esse pressuposto teórico em vista, o presente trabalho centraliza-se na discussão desses benefícios e vantagens competitivas, a partir de uma análise exploratória da organização e dinâmica operacional do pólo industrial moveleiro de Ubá-MG e entorno regional.Item Avaliação do Portal de Governo do Estado de Minas Gerais - Minas On Line(2004) Rocha, Damião José Rodrigues da; Dufcth, SimoneO presente trabalho consiste em uma avaliação do Portal de Governo do Estado de Minas Gerais - Minas On line. O tema governo eletrônico tem feito parte das discussões do meio acadêmico e também dos governos. Estes têm se utilizado das Tecnologias de Informação e Comunicação, principalmente a Internet, para prestarem seus serviços e informações aos cidadãos. O Governo Eletrônico envolve relações com os cidadãos (G2C), com as empresas (G2B), com os governos (G2G) e com os servidores públicos (G2E). O Governo Federal começou a sua política de governo eletrônico em 2000, servindo como incentivo para que estados e municípios também pudessem começar a desenvolver suas políticas nessa área. O Estado de Minas Gerais a partir do ano 2000 começou a consolidar de maneira mais efetiva sua Política de Governo Eletrônico. Primeiro definiu diretrizes para a prestação de serviços e informações pela Internet. Já em 2003 através do decreto 43666 foi consolidada a política de governo eletrônico do estado. Acompanhando esse processo o Portal Minas, atual Minas On line, foi reestruturado seguindo uma nova lógica de organização das informações, por assuntos e eventos da vida (life events), adotada por países de sucesso na área como Reino Unido e Cingapura Neste trabalho será avaliado o direcionamento do Portal Minas On line à públicos alvo específicos e seu nível de presença na Web. As metodologias de avaliação foram desenvolvidas levando-se em consideração alguns trabalhos de avaliação que já foram realizados. A metodologia de avaliação dos públicos alvo foi feita partindo-se das relações de governo eletrônicos citadas anteriormente, sendo definidos os públicos que são os prováveis usuários do Portal. Já a metodologia de avaliação do nível de presença do Portal na Web foi feita considerando-se três níveis: oferecimento de informações institucionais apenas, serviços relevantes de download de informação e prestação de serviços em tempo real (on line). Assim os resultados encontrados possibilitaram entender quais os públicos tinham mais serviços e informações a sua disposição, e quantos serviços eram prestados on line ou eram de informações institucionais apenas.Item Composição e evolução da Dívida Pública Interna Fundada de Minas Gerais: 1998-2003(2004) Prazeres, Dorieldo Luiz dos; Oleto, Ronaldo RonanEste trabalho investigou a composição e a evolução da Dívida Pública Interna Fundada da Administração Direta do Estado de Minas Gerais, cuja composição se encontra definida no Contrato de Refinanciamento de 18.02.1998. Sua evolução foi amplamente impactada pela variação anual do IGP- Dl (índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna), que adicionado à taxa de juros contratada, cresceu acima da taxa básica de juros (Selic). Os resultados obtidos nesse trabalho apontam que o IGP-DI não é recomendável como indexador apropriado para a correção de contratos financeiros governamentais e tarifas e serviços públicos.Item Crise Fiscal e Reforma de Estado: os condicionantes do novo paradigma gerencial da Administração Pública Estadual de Minas Gerais(2004) Avezani, Felipe José Cardoso; Carneiro, RicardoO presente trabalho tem como objetivo apontar os condicionantes fiscais da proposta de reforma administrativa contida no programa ‘Choque de Gestão’ elaborado pelo Governo Aécio Neves a partir de sua posse em janeiro de 2003. Para tanto, busca-se analisar a trajetória das finanças públicas estaduais a partir do regime militar instaurado em 1964, quando o pacto federativo brasileiro inicia um movimento de centralização, perpassando sua crise na década de 80 e as consequências dos programas de estabilização e liberalização econômica dos anos 90 para as contas públicas dos estados. De outro lado, descreve-se a conformação da temática sobre Reforma de Estado na agenda pública brasileira desde os anos 80, com ênfase no modelo gerencial e seus diagnósticos sobre a crise estrutural do Estado decorrente do esgotamento de um ciclo específico de intervenção estatal, qual seja, o Estado Desenvolvimentista. A partir desses movimentos iniciais, direcionamos nossa atenção para o caso do estado de Minas Gerais, de onde se estabelece um nexo particular entre o contexto de crise fiscal e o modelo de reforma proposto, qual seja, a hipótese do paradigma gerencial como via alternativa de ajuste para o desequilíbrio estrutural que acompanha o setor público mineiro. Nessa linha, a observação do quadro fiscal do estado nos anos 90, especialmente após os acordos de renegociação (Lei n° 9.496/97), aponta para a insuficiência dos mecanismos institucionais elaborados pelo governo federal para solucionar o impasse que caracteriza sua gestão financeira no período. De fato, o impacto dos acordos sobre a dívida pública mineira resume-se, em termos gerais, ao menor ritmo de crescimento do estoque de passivos, sem inverter, no entanto, a tendência de alta, que ademais se apresenta em descompasso com a cadência do ajuste. Assim, enquanto no intervalo 1997-2003 a dívida fundada do estado cresce 52%, o esforço de contenção fiscal não alcança a superação do quadro de déficit, em que pese a atenuação dos resultados negativos. Na ausência de canais de endividamento, bloqueados pelos parâmetros legais introduzidos ao longo dos anos 90 (Lei n° 9.694/97 e Ld Complementar n° 101 ou Ld de Responsabilidade Fiscal), e contando com pouco ou nenhum espaço para a redução de despesas, resta ao estado apelar para saídas alternativas da crise. Assim, em 2003, foi lançado o programa ‘Choque de Gestão’, que aposta na modernização da máquina administrativa estadual sob a égide do princípio de eficiência e da qualidade na prestação dos serviços públicos. No entanto, os direcionamentos tomados pela reforma parecem sinalizar, antes, para o objetivo do ajuste das contas públicas, na forma de ações focadas no corte de custos, seja por meio de estímulos aos agentes, seja pela retirada unilateral do estado de setores em que ele, historicamente, tem atuado.Item Estudo do impacto da implementação do Sistema Integrado de Administração de Materiais e Servicos (SIAD) no processo de compras do Estado de Minas Gerais(2004) Tescarolo, Frederico Santana; Machado, Thaís Portela; Laia, Marconi Martins deItem “Família”, “cachaça” e “maquina sem lubrificação”: a heterogeneidade cultural revelada na Secretaria de Estado de Saúde(2004) Passos, Leandro Corrêa; Carrieri, Alexandre de PáduaO propósito da pesquisa foi investigar a cultura organizacional da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES/MG). A base teórica que norteou tal propósito foi fundamentada na perspectiva simbólica, tomando como referência as teorizações de Geertz (1989), que compõem a moderna abordagem antropológica. Tal perspectiva é adotada por autores como Carrieri (2001) e Cavedon (1999) que entendem a cultura como metáfora da organização, preocupados em interpretar e definir o que ela é, e não tomando a cultura como uma variável ou característica que a organização possui. Nesse contorno a cultura organizacional foi definida como uma rede de significações que precisa ser “interpretada” para que a cultura possa ser compreendida. A profundidade e a amplitude desejada ensejaram, respectivamente, a escolha da pesquisa qualitativa e a iniciativa meta-teórica, assim nomeada por Martin e Frost (1996), de estudar a cultura organizacional tomando as Perspectivas da Integração, Diferenciação e Fragmentação de forma complementar. Assim, sob o foco da Perspectiva da Integração buscou-se, entender as significações culturais comuns na organização que são compartilhadas pela alta administração. A luz da Perspectiva da Diferenciação pretendeu-se apreender a compartimentalização das significações culturais em conjuntos semelhantes identificando seus respectivos grupos. Finalmente, sob a égide da Perspectiva da Fragmentação esperou-se compreender múltiplas significações individuais que se diferem, ou seja, todo o complexo de símbolos, valores, normas, rituais, hábitos, idéias, discursos, relacionamentos e conhecimentos humanos. Para lograr esse objetivo utilizou-se como método de coleta de dados a entrevista semi-estruturada e a observação direta. As entrevistas foram realizadas com vinte servidores divididos em três grupos: Alta e média gerências e funcionários. A observação direta ocorreu entre abril e novembro de 2004, durante as 300 horas de estágio obrigatório cumpridas pelo pesquisador. Como método de análise dos dados foi empregada a Análise de Conteúdo- AC, sendo, o estudo de caso, a estratégia de pesquisa adotada. A AC permitiu a categorização, a identificação dos temas e seu significado. Num segundo momento os temas foram cotejados sob a ótica da díade ordem/desordem, como o fizeram, Cavedon e Fachin (2000), em estudo sobre uma universidade pública. Por fim, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais revelou uma heterogeneidade cultural singular e marcante com uma rede de significações ambígua, contraditória e complementar. Nesse sentido, os principais resultados mostraram a SES/MG caracterizada como uma máquina sem lubrificação, com falhas e imperfeições diversas. Mas ao mesmo tempo como uma grande família, onde muitos se conhecem e se relacionam. Ela é burocrática, o salário é ruim, mas também é uma cachaça, trabalhar nela é um prazer, é um orgulho, é um ideal.Item Gestão do transporte metropolitano na RMBH: uma análise a partir da trajetória(2004) Castro, Fernando de; Miranda, Sandro Veríssimo Oliveira de; Machado, Gustavo GomesO presente trabalho analisa a relação entre a situação atual da gestão do sistema de transportes públicos coletivos na Região Metropolitana de Belo Horizonte e a trajetória de sua gestão. A ênfase é precisamente em buscar saber como a trajetória influenciou na atual desarticulação de uma gestão descentralizada.