Navegando por Autor "Ckagnazaroff, Ivan Beck"
Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Avaliação de Desempenho Individual e Certificação Ocupacional: desafios da implementação de políticas em Minas Gerais(PUC Minas, 2023) Oliveira, Kamila Pagel de; Saldanha, Cristina Camila Teles; Ckagnazaroff, Ivan BeckEste artigo objetiva analisar em que extensão os desafios da implementação da Avaliação de Desempenho (ADI) e da Certificação Ocupacional (CO) afetaram a institucionalização dessas políticas no governo de Minas Gerais (MG). O estudo ocorreu entre 2003 e 2014, durante o programa Choque de Gestão. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que realizou 30 entrevistas com atores-chaves (formuladores, implementadores e público-alvo). A despeito das especificidades das políticas, concluiu-se que os desafios da implementação foram: (i) a centralização da formulação que desconsiderou a participação de implementadores e público-alvo e as especificidades dos órgãos setoriais; (ii) as dificuldades dos formuladores e implementadores quanto ao conteúdo dessas políticas, até então inovadoras na Administração Pública brasileira; (iii) a negligência aos mecanismos institucionais visto que o insulamento na formulação acarretou na ausência de clareza das normas, regras e diretrizes, e a não observância das dinâmicas de interesses e das relações de poder; e (iv) a capacidade operativa ineficiente dos órgãos setoriais. Em 2023, 20 anos após o Choque de Gestão, a ADI permanece vigente, apesar dos desafios na sua aplicabilidade, e a CO foi descontinuada, embora seu propósito de profissionalização de lideranças esteja presente em novas políticas.Item A carreira de especialistas em políticas públicas e gestão governamental de Minas Gerais e os desafios de retenção: análise comparativa de 2009 e 2019(2020) Oliveira, Kamila Pagel de; Ckagnazaroff, Ivan Beck; Silveira, Mauro César daEste artigo analisa os principais motivos que levavam à evasão dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental do Estado de Minas Gerais até o ano de 2009, bem como as mudanças introduzidas a partir da Lei nº 18.974/2010 e seu reflexo na retenção desses profissionais. Trata-se de um estudo de caso que contou com coleta de dados em dois momentos distintos, 2009 e 2019. Para análise da evasão, foram aplicados questionários aos EPPGG, membros e exonerados, além da realização de entrevistas com os EPPGG e com os gestores da carreira, realizadas em 2009. Em 2019, foi realizada pesquisa documental que possibilitou a atualização dos dados referentes à evasão, remuneração e alocação dos profissionais. Os resultados indicam que as mudanças introduzidas desde 2010, a partir da referida lei, influenciaram a retenção dos EPPGG, tendo em vista que trouxeram significativas mudanças nos dois principais motivos que levavam à evasão dos ocupantes deste cargo, sendo eles, falhas na estrutura da carreira e inadequação no que tange à remuneração desses profissionais.Item Entre o consenso e o conflito: um ensaio sobre a inovação colaborativa(2023) Saldanha, Cristina Camila Teles; Ckagnazaroff, Ivan Beck; Cruz, Marcus Vinícius Gonçalves daObjetivo: Este ensaio objetiva analisar como as dimensões do consenso e do conTlito são tratadas na literatura sobre inovação colaborativa (IC). Abordagem: Revisão de literatura de cunho narrativo orientada para uma investigação teórica preliminar sobre colaboração e IC. Na sequência são explorados os tópicos relativos às dimensões do consenso e do conTlito e as proposições: gestão construtiva das diferenças, liderança integrativa e Tlexı́vel e desenho institucional. Por Tim, as perspectivas metodológicas e empı́ricas deste campo de estudo são apresentadas, com a sugestão da temática ambiental, especiTicamente a gestão de recursos hı́dricos (GRH), como uma área de pesquisa adequada para o estudo da IC. Resultados: Após análise, conclui-se com a concepção de consenso aproximado a partir de entendimentos compartilhados e a substituição do conTlito destrutivo para o conTlito construtivo no fomento à IC. Contribuições: As principais contribuições são a sistematização do consenso e do conTlito no aporte teórico da IC e a exposição de casos ilustrativos, preconizando o fortalecimento deste campo de pesquisa no Brasil em função do vasto regime ambiental no paı́s e suas particularidades regionais.Item Gestão de carreiras no setor público mineiro: o caso dos especialistas em políticas públicas e gestão governamental(2013) Oliveira, Kamila Pagel de; Ckagnazaroff, Ivan Beck; Silveira, Mauro César da; Moraes, Carlos Eduardo SimõesO objetivo do presente artigo é enumerar e analisar as políticas e práticas de recursos humanos existentes para os especialistas em políticas públicas e gestão governamental (EPPGG) do Estado de Minas Gerais, na percepção desses profissionais. Para tal, foi promovida uma verificação das mudanças sofridas por essas políticas, indicando possível melhoria ou retrocesso. Quanto ao tipo, a pesquisa apresenta caráter exploratório e descritivo; já quanto aos meios, constitui-se em um estudo de caso. Assim, foi realizada uma pesquisa quantitativa, por meio da aplicação de questionário à amostra representativa dos EPPGG, membros da carreira e ex-membros. Em virtude da pesquisa, pôde-se concluir que, da totalidade de políticas e práticas de recursos humanos listadas, apenas 28,6% são visualizadas como políticas e práticas implementadas pelo Governo de Minas, na percepção dos membros da carreira. Por meio da pesquisa, concluiu-se, também, que 71,4% das políticas e práticas de recursos humanas analisadas sofreram melhora e 21,4% sofreram retrocesso, se analisadas as diferenças de percepções dos membros e ex-membros.Item Retenção de pessoas no setor público mineiro: o caso dos especialistas em políticas públicas e gestão governamental(2012) Oliveira, Kamila Pagel de; Ckagnazaroff, Ivan Beck; Silveira, Mauro César da; Moraes, Carlos Eduardo SimõesO artigo tem como objetivo avaliar as políticas e as práticas de recursos humanos em face dos especialistas em políticas públicas e gestão governamental (EPPGG) e a evasão destes profissionais, a partir da percepção dos próprios EPPGG e dos gestores da carreira. O tipo de pesquisa apresenta caráter exploratório e descritivo, já o meio constitui-se um estudo de caso. Para tal foi realizada uma pesquisa quantitativa e qualitativa, por meio da aplicação de um questionário e de entrevistas semi-estruturadas à amostra representativa dos EPPGG e dos gestores da carreira. Concluiu-se que da totalidade de políticas e práticas listadas, apenas 21,7% estão contribuindo para a retenção dos EPPGG, por outro lado, 26,1% das políticas e práticas elencadas estão contribuindo para a evasão destes profissionais.