Navegando por Autor "Saldanha, Cristina Camila Teles"
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Item Avaliação de Desempenho Individual e Certificação Ocupacional: desafios da implementação de políticas em Minas Gerais(PUC Minas, 2023) Oliveira, Kamila Pagel de; Saldanha, Cristina Camila Teles; Ckagnazaroff, Ivan BeckEste artigo objetiva analisar em que extensão os desafios da implementação da Avaliação de Desempenho (ADI) e da Certificação Ocupacional (CO) afetaram a institucionalização dessas políticas no governo de Minas Gerais (MG). O estudo ocorreu entre 2003 e 2014, durante o programa Choque de Gestão. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que realizou 30 entrevistas com atores-chaves (formuladores, implementadores e público-alvo). A despeito das especificidades das políticas, concluiu-se que os desafios da implementação foram: (i) a centralização da formulação que desconsiderou a participação de implementadores e público-alvo e as especificidades dos órgãos setoriais; (ii) as dificuldades dos formuladores e implementadores quanto ao conteúdo dessas políticas, até então inovadoras na Administração Pública brasileira; (iii) a negligência aos mecanismos institucionais visto que o insulamento na formulação acarretou na ausência de clareza das normas, regras e diretrizes, e a não observância das dinâmicas de interesses e das relações de poder; e (iv) a capacidade operativa ineficiente dos órgãos setoriais. Em 2023, 20 anos após o Choque de Gestão, a ADI permanece vigente, apesar dos desafios na sua aplicabilidade, e a CO foi descontinuada, embora seu propósito de profissionalização de lideranças esteja presente em novas políticas.Item Entre o consenso e o conflito: um ensaio sobre a inovação colaborativa(2023) Saldanha, Cristina Camila Teles; Ckagnazaroff, Ivan Beck; Cruz, Marcus Vinícius Gonçalves daObjetivo: Este ensaio objetiva analisar como as dimensões do consenso e do conTlito são tratadas na literatura sobre inovação colaborativa (IC). Abordagem: Revisão de literatura de cunho narrativo orientada para uma investigação teórica preliminar sobre colaboração e IC. Na sequência são explorados os tópicos relativos às dimensões do consenso e do conTlito e as proposições: gestão construtiva das diferenças, liderança integrativa e Tlexı́vel e desenho institucional. Por Tim, as perspectivas metodológicas e empı́ricas deste campo de estudo são apresentadas, com a sugestão da temática ambiental, especiTicamente a gestão de recursos hı́dricos (GRH), como uma área de pesquisa adequada para o estudo da IC. Resultados: Após análise, conclui-se com a concepção de consenso aproximado a partir de entendimentos compartilhados e a substituição do conTlito destrutivo para o conTlito construtivo no fomento à IC. Contribuições: As principais contribuições são a sistematização do consenso e do conTlito no aporte teórico da IC e a exposição de casos ilustrativos, preconizando o fortalecimento deste campo de pesquisa no Brasil em função do vasto regime ambiental no paı́s e suas particularidades regionais.Item Formação de redes de governança para a inovação no setor público: estudo da Rede InovaGov e Comunidade de Simplificação(2020) Saldanha, Cristina Camila Teles; Terra, Ana Luiza Santos; Cruz, Marcus Vinícius Gonçalves da; Rosado, Carolina Gomes; Santos, José Clemente Maria FerreiraO artigo busca compreender a formação de redes de governança voltadas para inovação governamental no Brasil a partir de um estudo de dois casos: a Rede InovaGov do Governo Federal e a Comunidade de Simplificação do Governo de Minas Gerais. Por meio de pesquisa de natureza qualitativa e descritiva, os dados foram analisados considerando duas dimensões de análise: a dos atores e a do processo. As variáveis qualitativas utilizadas para a dimensão dos atores foram: participantes, responsáveis e nível de engajamento; enquanto as do eixo processo foram: o tempo de existência das redes, o tipo de interação e o processo decisório de ambas. Concluiu-se que as diferenças entre as redes são relativas à maturidade, à amplitude da rede federal e à similaridade dos atores da rede estadual, mesmo que ambos sejam fenômenos recentes. Como proposta para futuras pesquisas, sugere-se estudo longitudinal que acompanhe as redes no seu processo de institucionalização.Item Inovações organizacionais na gestão governamental: uma análise das percepções dos servidores públicos(2020) Saldanha, Cristina Camila Teles; Cruz, Marcus Vinícius Gonçalves daEste artigo objetiva compreender como a inovação é percebida no setor público sob a ótica dos servidores públicos que trabalham com inovações. A concepção de inovação assumida aqui ultrapassa o vínculo da tecnologia, tendo destaque as inovações organizacionais que representam melhorias no gerenciamento da coisa pública e culminam na atribuição de valor pela população. A partir de pesquisa qualitativa e descritiva, foram selecionados estudos de casos em organizações da Administração Pública federal e estadual que atuam com inovações enquanto sua atividade-fim e aqueles que inovam em suas áreas setoriais. A coleta de dados centrou-se em entrevistas semiestruturadas com 14 servidores públicos dos casos analisados, ocorridas entre 2018 e 2019. A análise abrangeu as percepções dos entrevistados sobre: i) o que são inovações; ii) inovações no cotidiano de trabalho; iii) tarefas para além do prescrito; e iv) o impacto das transições de gestão governamental nas dinâmicas de inovação. Os resultados apontaram que a percepção desses profissionais transpõe o comumente compreendido por inovação como mudança, ruptura, novo, criatividade. Os principais achados indicaram que as mudanças de gestão de governo repercutiram na inovação quanto à disponibilidade de recursos e ao suporte organizacional para a estratégia de inovação na Administração Pública. Contudo, a ausência de recursos não inibiu a busca por alternativas na esfera estadual que encontrou soluções inovadoras para seu contexto, logo a percepção por inovações seria relativa. Consequentemente, a inovação contribui para transformar a gestão pública ao atender as expectativas dos cidadãos por serviços públicos de qualidade e transparência nas ações governamentais.Item Organização do trabalho nas dinâmicas de inovação: evidências na Administração Pública(2022) Saldanha, Cristina Camila Teles; Cruz, Marcus Vinícius Gonçalves daO artigo objetiva analisar as percepções dos servidores públicos federais e estaduais quanto aos fatores estruturantes de organização do trabalho para inovação no setor público. O suporte teórico indica que práticas de organização do trabalho vinculam-se aos aspectos subjacentes às inovações. Embora haja expectativa por maior autonomia e flexibilidade que contribuem para inovações, a formalização do trabalho persiste em organizações públicas. Realizou-se pesquisa qualitativa e descritiva, via estudo de múltiplos casos em setores que atuam diretamente com inovações e em unidades de gestão de pessoas, responsáveis por repensar modos de estruturar o trabalho na esfera federal e estadual. A organização do trabalho foi decomposta em fatores estruturantes, selecionados após revisão bibliográfica, levantamento documental e análise de conteúdo. As percepções desses fatores foram capturadas em entrevistas semiestruturadas com questões abertas e fechadas, essas últimas atreladas às representações numéricas desses fatores para 14 entrevistados. Os achados indicaram que fatores como equipes interdisciplinares e redes repercutiram como boas práticas à inovação, enquanto autonomia, flexibilidade e teletrabalho revelaram-se emergentes. O fator mobilidade organizacional defronta com restrições legais e das chefias. Constatou-se igualmente que a ausência de recursos estimula buscar alternativas viáveis e criativas. Esta pesquisa contribui teoricamente ao retratar fatores estruturantes da organização do trabalho ligados a ações estratégicas de gestão de pessoas como incentivos a inovações no setor público. Empiricamente desvenda os ajustes na organização do trabalho voltados para a inovação como adaptação ao contexto. A organização do trabalho torna-se uma demanda imperativa nas dinâmicas de inovação na administração pública.Item Políticas e práticas de gestão de pessoas em prol da inovação no setor público(Fundação João Pinheiro, 2019-03-28) Saldanha, Cristina Camila Teles; Cruz, Marcus Vinicius Gonçalves da; Cruz, Marcus Vinicius Gonçalves da; Silva Filho, Antonio Isidro da; Lopes, Daniel Paulino Teixeira; Oliveira, Kamila Pagel de; Assis, Lilian Bambirra deThis dissertation aims to understand how are perceived the policies and practices of People Management that can encourage innovation in the public sector. Through the relationship of people management and innovation, having the public administration reform as background, an analysis scheme was elaborated in which the professionalization of the public service is a bridge between these three axes. The policies and practices of people management have been systematized in analytical dimensions and represent aspects underlying innovation, such as: Work Organization, Development Policies, Compensation Policies, Traditional / Human Resources Functional Policies, Integration of Functions / Actions of Human Resources and Leadership. Through a study of a qualitative and descriptive nature, the variables present in the analysis dimensions (Autonomy, Flexibility, Rotativity of tasks, Organizational mobility, Work teams, Networks, Delegation of responsibility or decision, Training and education programs, Training and training programs, Incentive systems, Compensation or payment by performance variable, Recruitment and selection) were evaluated through documentary analysis and the perceptions of 15 interviewees of federal and state public organizations and by representatives of the Third Sector . These perceptions about the variables were punctuated by the interviewees on a continuous subjective scale present in the script of semi-structured interviews. The findings of the research demonstrate that respondents' perceptions that variables such as ‘teamwork’, ‘networks’ and ‘leadership’ contribute to innovation in the Brazilian public sector while ‘performance variable pay’ and ‘recruitment and selection’ do not results. Some variables were perceived relatively, such as ‘education and schooling’, ‘professional qualification and training programs’ and ‘incentive system’, since each interviewee interpreted them according to their experience and their values. Moreover, the complementarity of HR functions and practices and the adoption of these practices in a compiled way were not detected. Therefore, can be conclude from the research that there is a lack of an integrated and systemic model of people management in Public Administration from the public consulted, as a result of the budget constraint scenario and the change of government management in the dynamics of innovation in the public sector, as well as the absence of organizational support for the innovation strategy.Item Produção de conhecimento pelas mídias sociais: um olhar retrospectivo da polarização política dos fenômenos do Brexit e do impeachment presidencial de 2016(2019) Dufloth, Simone Cristina; Saldanha, Cristina Camila TelesO artigo aborda o uso de mídias sociais na criação de sentido voltada à produção de conhecimento a partir da polarização política no Reino Unido e no Brasil. Foi analisado o teor das manifestações apresentadas em hashtags do Twitter sobre o Brexit e o impeachment de 2016. Nas mídias sociais, o estudo evidencia comportamentos polarizados, porém distintos: no Reino Unido destacam-se os efeitos da decisão e, no Brasil, o posicionamento ideológico envolvido na questão. Conclui-se que nesses contextos de polarização, as mídias sociais intensificam o debate e a diversidade de opiniões, favoráveis ao processo democrático e à produção de conhecimento estimulada pela ambiguidade.