Navegando por Autor "Vasconcelos, Maria Celeste Reis Lobo de"
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Item Capacitadores do conhecimento e estratégias de sobrevivência e avanço para o aumento da competitividade: estudo em uma multinacional do setor alimentício(2016) Silva, Michele; Vasconcelos, Maria Celeste Reis Lobo de; Jeunon, Ester Eliane; Dufloth, Simone CristinaO objetivo principal deste artigo é apresentar os resultados da pesquisa realizada para identificar e analisar as contribuições dos capacitadores do conhecimento e das estratégias de sobrevivência e avanço para a competitividade de uma multinacional do setor alimentício. Foi realizado um estudo de caso descritivo. A coleta de dados foi feita por meio da aplicação de questionário a 219 colaboradores da empresa e entrevista individual com um gestor da alta gerência. Os dados quantitativos e qualitativos coletados foram analisados à luz do modelo teórico de Von Krogh, Ichijo & Nonaka (1998). Os resultados apontaram a presença dos cinco capacitadores do conhecimento e das estratégias de sobrevivência e avanço evidenciando suas contribuições para a competitividade da multinacional. Os capacitadores “instilar a visão do conhecimento”, “gerenciar as conversas” e “identificar os ativistas do conhecimento” mostraram contribuições importantes para a competitividade. Os capacitadores “criar o contexto adequado” e “globalizar o conhecimento local” representam pontos de melhoria. Os resultados da pesquisa sinalizaram que a empresa está atenta ao ambiente competitivo e desenvolve estratégias para garantir sua sobrevivência e avanço.Item Contributions from entrepreneurial universities to the regional innovation ecosystem of Boston(2021) Klein, Simone Boruck; Vasconcelos, Maria Celeste Reis Lobo de; Lima, Reginaldo de Jesus Carvalho; Dufloth, Simone CristinaObjetivo do estudo: o objetivo desta pesquisa é analisar como as universidades empreendedoras da região de Boston, Estados Unidos, contribuem para o ecossistema de inovação local. Metodologia/Abordagem: utilizou-se do paradigma qualitativo, classificado como um estudo de caso múltiplo e com coleta de dados por entrevistas semiestruturadas, análise de documentos e observação. Para análise utilizou-se de análise de conteúdo categórica. Originalidade/Relevância: esta pesquisa visa contribuir com a sociedade ao dedicar-se à reflexão do papel da universidade na sociedade moderna. A universidade empreendedora constitui um campo de pesquisa relevante, uma vez que esse modelo de instituição acadêmica tem apresentado potencial econômico e social para as regiões onde está localizada. Principais resultados: as contribuições das universidades para com o ecossistema: formação de alunos qualificados tecnologicamente; construção de mentalidade empreendedora nos alunos; grupos de pesquisa com caráter multidisciplinar; grupos de pesquisa colaborativas com as indústrias e empresas; grupos de pesquisa para demandas governamentais; competições que englobam alunos extrauniversidade; formação de start-ups com validação do modelo de negócios; contribuição para desenvolvimento econômico por intermédio da aplicação dos recursos financeiros recebidos e contribuição para desenvolvimento social ao fomentar o desenvolvimento da região. Contribuições teóricas/Metodológicas: este estudo contribui ao identificar os elementos que compõem uma universidade empreendedora em análise conjunta de seis universidades da região de Boston; ao caracterizar o ecossistema de inovação de Boston que trata-se de um benckmarking para o segmento universitário e ao identificar o conjunto de ações e infraestruturas que conectam as universidades empreendedoras ao ecossistema.Item Disseminação de informações no contexto das audiências públicas: análise do uso da internet como instrumento de comunicação pública na Câmara Municipal de Belo Horizonte(2012) Freitas, Diego Roger Ramos; Rocha, Elisa Maria Pinto da; Vasconcelos, Maria Celeste Reis Lobo de; Dufloth, Simone CristinaO objetivo deste trabalho é estudar o uso da internet como instrumento de comunicação pública para a disseminação de informações nas diferentes etapas das audiências públicas realizadas no âmbito da Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH). Trata-se de pesquisa exploratória, em que foram aplicados questionários aos cidadãos participantes das audiências ocorridas entre junho e dezembro de 2011, desenvolvidas entrevistas semiestruturadas, feita observação direta, pesquisa documental e bibliográfica. O eixo teórico-analítico foi elaborado consoante caracteres do instituto das audiências e da comunicação públicas, podendo ser replicado em outras instâncias, como nas demais casas legislativas do País. A pesquisa conclui que a internet é instrumento de comunicação pouco utilizado, sobretudo na etapa em que é mais próspera: a de divulgação dos encaminhamentos/resultados das audiências. A reversão desse quadro prescinde de medidas relativamente simples, apontadas no trabalho, passíveis, a um só tempo, de realizar a essência do instituto das audiências públicas, estimular a participação dos cidadãos e ampliar o (re)conhecimento do labor dos parlamentares. Nas demais etapas, como o preparatório e o executório, seu uso é apenas incidental/acessório. Na etapa publicitária, seu uso pode ser relevante, porém, limitado, haja vista a preponderância da comunicação direta (realizada pelos reeditores sociais) na mobilização das pessoas para tomarem parte na audiência pública. Ao cabo, são feitas sugestões para continuidade e aprofundamento da pesquisa.Item E-Learning e educação corporativa: a análise de um programa a partir do princípio da conectividade(2016) Silva, Sheldon William; Sarsur, Amyra Moyzés; Vasconcelos, Maria Celeste Reis Lobo de; Cruz, Marcus Vinícius Gonçalves da; Fonseca, Letícia Rodrigues daRecentes estudos reforçam o crescimento dos programas de educação corporativa. A pesquisa parte da discussão a respeito dos instrumentos desenvolvidos em programas virtuais de formação profissional baseados em uma organização empresarial. Foi realizado um estudo de caso em uma empresa brasileira do setor de serviços, junto aos gestores responsáveis pela ferramenta de treinamento a distância EXL. As percepções dos respondentes foram analisadas a pertir do princípio da conectividade (Eboli, 2004). Constatou-se que a adoção/combinação do e-learning com outras metodologias de ensino configuram-se como estratégicas para o cumprimento das políticas de treinamento da Organização, indo ao encontro da literatura referenciada.Item Gestão da Informação numa IES: estudo de caso aplicado à avaliação para autorização e reconhecimento de cursos de graduação(2010) Nunes, Marilene Gonçalves; Vasconcelos, Maria Celeste Reis Lobo de; Baeta, Adelaide Maria Coelho; Baeta, Adelaide Maria Coelho; Dufloth, Simone CristinaOs desafios do ambiente organizacional estão levando as empresas a buscarem cada vez mais informação como forma de permitir uma atuação diferenciada no mercado. Dessa maneira, a pesquisa em questão foi desenvolvida com a finalidade de analisar a estrutura de funcionamento da Gestão da Informação de uma Instituição de Ensino Superior (IES), aplicada às avaliações para autorização e reconhecimento de cursos de graduação. A instituição pesquisada criou a Gerência de Processos e Projetos Acadêmico-Administrativos (GEPPA), visando melhor atender às exigências do Ministério de Educação e Cultura (MEC). Como orientação metodológica optou-se por uma pesquisa qualitativa de caráter descritivo e um estudo de caso. A partir do levantamento bibliográfico, tomou-se como referência para análise o modelo de Cohen (2003) sobre o uso da informação. Constatou-se que, a partir da implantação desse setor, a instituição alcançou benefícios, como uma estrutura organizada que permite acessar as informações de maneira rápida e confiável, a aquisição e o compartilhamento de conhecimentos necessários para acompanhar as avaliações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) de forma proativa.Item Identification of knowledge enablers for survival and development strategies: a case study at Brazilian electrical sector(2023) Carvalho, Sérgio Geraldo da Fonseca; Vasconcelos, Maria Celeste Reis Lobo de; Jeunon, Ester Eliane; Dufloth, Simone Cristina; Asgary, NaderObjetivo: Identificar e analisar os capacitadores do conhecimento e as estratégias de sobrevivência e avanço utilizadas numa empresa do setor elétrico brasileiro - CEMIG, para a sua competitividade. A Cemig é uma concessionária estatal do setor elétrico brasileiro. Relevância/originalidade: Foi realizado um diagnóstico importante sobre o uso do conhecimento em empresa do setor elétrico brasileiro com foco nas estratégias de sobrevivência e avanço para sua competitividade. Não foram identificadas pesquisas acadêmicas similares no setor elétrico brasileiro. Metodologia/abordagem: realizado estudo de caso descritivo, com abordagens quantitativa e qualitativa. Os dados coletados foram analisados à luz do modelo teórico de Von Krogh, Ichijo e Nonaka (2001). A unidade de análise foi a CEMIG e a população foi constituída pelos seus gestores. Principais resultados: Todos os capacitadores foram identificados na organização. Os capacitadores 2 - "gerenciar as conversas" e 4 - "criar o contexto capacitante" mostraram contribuições importantes para a competitividade, sendo considerados os pontos fortes. Os outros capacitores apareceram de forma parcial, sendo considerados oportunidades de melhoria. As estratégias da organização estão focadas, tanto com a sobrevivência quanto no avanço. Contribuições teóricas/metodológicas: ampliação do debate sobre o uso dos Capacitadores do Conhecimento e das Estratégias de Sobrevivência e Avanço para a competitividade das empresas, possibilitando novos estudos na área. Contribuições sociais/para a gestão: Para a CEMIG, um maior conhecimento acerca de sua realidade organizacional e estratégica. Para o autor, uma clareza sobre a área de gestão do conhecimento e como utilizar este conhecimento como diferenciação competitiva em cenários de sobrevivência e avanço das empresas.