[1] PRODUÇÃO ACADÊMICA E CIENTÍFICA FJP
URI Permanente desta comunidade
Produção acadêmica e científica dos pesquisadores, professores e colaboradores da Fundação João Pinheiro.
Navegar
Navegando [1] PRODUÇÃO ACADÊMICA E CIENTÍFICA FJP por Palavra-chave "Adaptação psicossocial"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Relação entre o estresse materno e a inclusão escolar de crianças com paralisia cerebral(2005) Freitas, Patrícia Martins de; Carvalho, Rita de Cássia Lara; Leite, Maria Ruth Siffert Diniz Teixeira; Haase, Vitor GeraldiO objetivo do presente estudo é analisar a relação entre o estado psicológico das mães e o status escolar de criança com paralisia cerebral (PC). A PC caracteriza-se por limitações em diferentes áreas do desenvolvimento, sendo muitas vezes um estressor para as mães. Os instrumentos utilizados neste artigo foram: o Inventário Beck de Depressão, o Questionário de Saúde Geral e o Questionário de Estresse para Pais de Crianças com Transtornos do Desenvolvimento. A amostra foi constituída de 245 mães divididas em três grupos de acordo com o status escolar de seus filhos: escola regular, escola especial e sem escola. Os resultados mostram que as mães de crianças que estão sem escola apresentam alterações no estado psicológico para duas medidas: o estresse e a percepção da mãe sobre as características da criança (dependência e incapacidade). Nós sugerimos que a relação entre o estado psicológico das mães e o status escolar da criança pode ser recíproca. Os maiores níveis de estresse e da percepção negativa de suas crianças podem contribuir para as exclusões escolar e social. Trabalhou-se com a hipótese de que o suporte social oferecido pela escola diminui o sofrimento psicológico de mães de criança com PC.