CESP/PMMG 2012
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Navegando CESP/PMMG 2012 por Palavra-chave "Causas de acidente"
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Item Análise da atuação preventiva do policiamento de trânsito rodoviário na malha viária do 1° pelotão PMRv da 16ª cia PM ind. mat. no período de 2010 à 2012(2013) Pereira, Luís Carlos Cruz; Santos, Andréia dosEste estudo teve como objetivo analisar as medidas de prevenção adotadas pelo 1º Pelotão PMRv. da 16ª Cia PM Ind. MAT de Unaí/MG, no período de 2010 a 2012, que transformam em fator de redução de acidentes na malha viária de sua responsabilidade territorial. Como objetivos específicos, buscou-se identificar o perfil dos Policiais Militares que atuam nessa fração militar, para conhecer e entender as ações praticadas por esses a partir de sua qualificação. Além disso, levantar estatisticamente as causas de acidentes de trânsito, os indicadores que contribuíram para essas causas e, as medidas de prevenção aplicadas na malha viária de responsabilidade desse pelotão. Para tanto, buscou-se por meio de dois instrumentos de coleta de dados para atingir os objetivos propostos, o questionário semiestruturado o qual foi aplicado a 24 policiais militares que atuam no trânsito rodoviário, e a análise documental, por meio de boletins de ocorrência e diagnóstico das atividades desempenhadas no período, disponibilizados pelo P/3 da 16ª Cia PM Ind. MAT. A partir dos resultados, concluiu-se que nem mais e não menos, no ambiente de estudo, as causas de acidentes no trânsito são influenciadas, respectivamente, pelo comportamento do motorista/condutor na via, isto é, pela falta de atenção, que, por conseguinte pode estar relacionada a diversas situações, como por exemplo, redução brusca do veículo em curva sinuosa, não perceber a sinalização, ou ainda a aproximação de outro veículo. Concluiu-se ainda que o automóvel, o caminhão e a motocicleta foram os veículos que mais se envolveram em acidentes de trânsito no triênio estudado. Quanto aos horários em que ocorreram tais sinistros, constatou-se que nos períodos entre 18:00h e 23:59h, foram os de maior incidência, seguidos dos horários das 12:00 às 17:59h. Esses resultados também sofrem influência nos dias da semana, isto é, ocorrem próximos dos finais de semana (quintas, sextas-feiras e, sábados e domingos), quando a maioria das pessoas se desloca para atividades de descanso, lazer e diversão. Quanto aos trechos de maior incidência de acidentes de trânsito, identificou-se nessa ordem de importância: BR 251 (rodovia federal delegada), MG 188 (rodovia estadual), MG 400 (rodovia estadual) e, LMG 628 (rodovia estadual de ligação). Concluiu-se que nessas rodovias o número de vítimas fatal, de modo geral, não alterou no triênio estudado. Quanto à capacitação dos policiais militares na execução das atividades na malha viária, concluiu-se que, em sua maioria, são qualificados e têm percepções quanto às suas necessidades de aprimoramento e desenvolvimento nesse tipo de atividade. Além disso, percebe que pelas características da região, o número de policiais militares que atuam no setor de policiamento rodoviário efetivo é reduzido, fato que pode influenciar na execução de medidas de prevenção e redução de acidentes. Conclui-se, por fim, que as medidas de prevenção adotadas na malha viária do policiamento rodoviário permitem uma melhora nos índices, mesmo com efetivo reduzido.