Navegando por Palavra-chave "Desempenho"
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Item Avaliação anual de desempenho e produtividade (AADP): análise da necessidade e viabilidade de atuação dos sargentos comandantes de destacamento como avaliadores(2011) Teixeira, Wellington Levy; Brito, Ney de CastroO objetivo desta pesquisa é realizar uma análise do modelo de avaliação de desempenho em vigor na Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), observando se os atuais critérios de definição do chefe direto e avaliador são os ideais para que se tenha efetividade no processo, refletindo no alcance de melhorias nos resultados. A Avaliação Anual de Desempenho e Produtividade (AADP) é muito importante para a PMMG, pois seus reflexos, além dos objetivos gerenciais de uma avaliação de desempenho para a organização, atingem o servidor em sua vida profissional: sendo fator de progressão na carreira, por meio das promoções e determinante no valor remuneratório a ser pago no Adicional de Desempenho (ADE). Trata-se de uma pesquisa exploratória, para a qual foi realizada pesquisa de campo, com aplicação de questionários a três grupos de comandantes (Unidade, Pelotão e Destacamento) em uma amostra composta por oficiais e praças da 7ª Região da Polícia Militar de Minas Gerais (7ª RPM); observação de avaliações reais produzidas pelos avaliadores no período avaliatório 2010/2011; e realização de uma avaliação simulada, aplicada aos comandantes de Destacamento na área da 13ª Companhia Independente (13ª Cia PM Ind), integrante da 7ª RPM. Sobressai-se, desta pesquisa, que o perfil de avaliador determinado pelas atuais regras da AADP, não atende plenamente as necessidades impostas pela doutrina e pelas condições práticas de sua realização e que os sargentos comandantes de Destacamento devem ser considerados pela norma como chefes diretos, pois, assim o são de fato, podendo ser incluídos no rol de avaliadores.Item Impacto positivo da cafeicultura sobre o crescimento do valor adicionado da agropecuária de Minas Gerais em 2016(2016) Almeida, Thiago Rafael Corrêa de; Franco, Marco Paulo ViannaEste artigo tem o propósito de contextualizar o desempenho da agropecuária mineira no curto prazo (2° Trimestre de 2016) e antecipar, em alguma medida, o prognóstico para o comportamento do setor para o restante do ano de 2016. Para alcançar o objetivo foram utilizados os dados do IBGE do Levantamento Sistemático de Produção Agrícola (LSPA) e da Pesquisa Agrícola Municipal (PAM), os dados do CEPEA do último relatório do PIB do Agronegócio de Minas Gerais, os dados da evolução de preços do IEA e de outros institutos e os próprios dados do Sistema de Contas Trimestrais produzidos pela Fundação João Pinheiro (FJP). Como resultado, ficou evidenciado que a safra de café arábica, de soja e, em menor magnitude, da batata-inglesa (segunda safra) e da cana-de-açúcar foram determinantes para o resultado favorável da agropecuária mineira no 2° Trimestre de 2016. Além disso, a expectativa é positiva para o restante do ano em virtude da influência da cafeicultura novamente no resultado agregado do 3° Trimestre, mesmo com o desempenho desfavorável da bovinocultura de corte e da pecuária leiteira.Item A influência da origem profissional no desempenho de cargos públicos estratégicos(2018) Martins, Nathália Oliveira; Oliveira, Kamila Pagel deEste estudo analisa a relação entre a origem profissional dos ocupantes do cargo de Empreendedor Público do Estado de Minas Gerais e o desempenho destes no cargo. Trata-se de um estudo de caso. Foram realizadas entrevistas com empreendedores e seus gestores para caracterizar e distinguir estes profissionais; e pesquisa documental com análise dos instrumentos de avaliação de desempenho dos empreendedores públicos, segregados por origem. Concluiu-se que existem vantagens e desvantagens atribuídas ao perfil e à atuação do empreendedor público pela sua origem profissional, que são analisadas em cada caso, não havendo uma origem profissional determinantemente mais vantajosa.Item Influência dos fatores internos das escolas estaduais de Minas Gerais no IDEB do ensino médio: análise das escolas da região central de Ribeirão das Neves(2023) Schitino, Bruno Rodrigues Silva; Saraiva, Ágnez de Lélis; Saraiva, Ágnez de LélisEsta pesquisa procura analisar quais os fatores internos influenciam nos resultados escolares do ensino médio medidos pelo IDEB, baseado nas escolas estaduais da região central de Ribeirão das Neves. A natureza da pesquisa é qualitativa, com aspectos descritivos através de pesquisa bibliográfica, tratando-se de um estudo de caso. Os seus objetivos foram identificar em que grau os fatores internos das escolas analisadas influenciam no seu desempenho medido pelo IDEB, em especial os relacionados à gestão escolar ser democrática e estimuladora de atividades interdisciplinares, à complexidade escolar e ao espaço dado à participação dos pais e da comunidade escolar nas decisões internas. Como estratégia metodológica escolheu-se uma cidade que propiciasse um quadro comparativo entre escolas, onde o índice de Gini fosse o menor possível a fim de neutralizar o fator socioeconômico e, dentro da cidade escolhida, as escolas estivessem em um território relativamente isolado. Apresentou-se um breve histórico da política educacional brasileira, também elucidando quais são os fatores externos atrelados aos desempenhos estudantis, discorrendo posteriormente sobre os aspectos do ambiente interno das instituições escolares mais relevantes para a literatura. Aplicou-se um questionário para diretores e professores, onde foram avaliados diversos fatores internos como os mais influentes nos resultados escolares, especialmente os ligados à gestão escolar. Os resultados demonstram que a maneira como os gestores escolares se posicionam quanto à participação da comunidade escolar, bem como as práticas pedagógicas adotadas, exercem bastante influência no ambiente, podendo potencializar ou neutralizar aspectos adversos ou favoráveis aos resultados. A complexidade escolar exerce influência na forma de gerir a escola, no entanto, a gestão pautada no diálogo é o principal fator de influência nos resultados escolares.Item Instrumentos de contratualização de desempenho em Minas Gerais: o Acordo de Resultados e o Pacto pelo Cidadão(2018) Gomes, Karen Christine Dias; Maia, Camilla Rafaela; Cardoso, Gustavo Alves; Oliveira, Kamila Pagel de; Maia, Otávio MartinsDentre as técnicas administrativas propostas pela Nova Gestão Pública, destaca-se a implantação de instrumentos de contratualização de desempenho. Discute-se neste artigo a aplicação desse contexto no estado de Minas Gerais, a partir do estabelecimento do Acordo de Resultados de 2004 a 2014, com foco nos indicadores de efetividade de políticas públicas e na definição de metas que refletissem a contribuição das equipes e o pagamento de Prêmio de Produtividade e, a partir de 2015, da adoção do Pacto pelo Cidadão, buscando a simplificação e a incorporação de processos participativos institucionalizados, em especial os Fóruns Regionais de Governo, mas eliminando a figura do Prêmio de Produtividade.Item Repetir ou progredir? Uma análise da repetência nas escolas públicas de Minas Gerais(2012) Riani, Juliana de Lucena Ruas; Silva, Vania Candida da; Soares, Tufi MachadoO objetivo deste trabalho é avaliar se a retenção dos alunos do 3º ano do ensino fundamental em 2009 trouxe maiores benefícios no aprendizado de tais alunos em relação àqueles que progrediram para o 4º ano. Por meio dos dados do Programa de Avaliação da Alfabetização (avaliação externa realizada anualmente nas escolas públicas de Minas Gerais), foi possível constituir uma base de dados longitudinal que identificasse os alunos repetentes e os não repetentes. Para tentar explicar o desempenho dos alunos repetentes e não repetentes, utilizou-se como marco norteador a abordagem da Função de Produção Educacional e como base metodológica, os modelos hierárquicos. Os resultados indicam que tanto os alunos que repetiram quanto os que não repetiram apresentaram crescimentos bastante importantes nas médias de proficiência. No entanto, os modelos hierárquicos construídos demonstram que, dentre dois alunos com mesma proficiência em 2008, tendo um deles repetido e o outro não, aquele que não repetiu tende a apresentar maior nível de proficiência em 2009. Outro achado importante refere-se ao fato de que o resultado do aluno é muito influenciado pelo resultado geral da escola.Item Tendências favoráveis ao desempenho da agropecuária de Minas Gerais em 2016(2016) Almeida, Thiago Rafael Corrêa deEste artigo tem o propósito de contextualizar o desempenho da agropecuária mineira no curto prazo (1° Trimestre de 2016) e antecipar, em alguma medida, o que se deve esperar para o comportamento do setor para o restante do ano de 2016. Para alcançar o objetivo foram utilizados os dados do IBGE do Levantamento Sistemático de Produção Agrícola (LSPA) e da Pesquisa Agrícola Municipal (PAM), os dados do CEPEA do último relatório do PIB do Agronegócio de Minas Gerais e os próprios dados do Sistema de Contas Trimestrais produzidos pela Fundação João Pinheiro (FJP). Como resultado, ficou evidenciado que a safra de soja e a primeira safra da batata-inglesa e do feijão foram determinantes para o resultado favorável da agropecuária mineira no 1° Trimestre de 2016, e que a expectativa é positiva para o restante do ano em função da projeção de safra do café.