Navegando por Palavra-chave "Institucionalismo"
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Item Análise da prestação de serviços digitais no estado de Minas Gerais no período de 2009 a 2019: uma contribuição a partir do neoinstitucionalismo(2019) Estevanovic, Marcela Pires; Laia, Marconi Martins de; Moraes, Leonardo Barbosa de; Câmara, Mauro AraújoAs novas tecnologias de informação e comunicação presentes na sociedade reforçam a necessidade do governo se adaptar e inserir essas tecnologias em seus processos e serviços prestados. Entretanto, buscar novas técnicas e softwares mais potentes, não é suficiente para que a transformação digital ocorra. Portanto, é necessário modificar de um olhar meramente tecnicista para um mais geral, que compreenda um todo. Para isso, utilizou-se a abordagem neoinstitucionalista que permite visualizar a prestação dos serviços públicos como um conjunto de variáveis e arranjos institucionais presentes em todo o ciclo de elaboração, implementação e monitoramento das políticas. Essa teoria pode auxiliar na compreensão da análise organizacional e como as instituições influenciam o comportamento dos atores e são influenciadas por eles. Para isso, utilizou-se a abordagem interpretativista de natureza qualitativa para observar e analisar o contexto, além de explicar de maneira generalizada atitudes e comportamentos utilizando variáveis, construtos e hipóteses. Foi construído um modelo de análise que abarca a relação entre um contexto institucional, governo digital e a transformação digital resultando numa melhora na qualidade de vida do cidadão. O método de coleta de dados utilizado foi a entrevista semiestruturada com o modelo desenvolvido a partir da metodologia do mapeamento cognitivo, esse utilizado para a análise e concepção dos mapas, essenciais para a apresentação e análise dos resultados. execução da análise, buscando compreender os aspectos norteadores da pesquisa, permitiu o cumprimento dos objetivos estabelecidos.Item Governança corporativa nas estatais: cerimônia ou algo mais?(Fundação João Pinheiro, 2023-03-28) Secco, Dany Andrey; Carneiro, Ricardo; http://lattes.cnpq.br/6739881018308220; Brasil, Flávia de Paula Duque; http://lattes.cnpq.br/4666930977365902; Brasil, Flávia de Paula Duque; Carneiro, Ricardo; Cruz, Marcus Vinícius Gonçalves da; Midlej , Suylan de Almeida e SilvaThis research addresses the internalization of corporate governance in four state owned companies and in two private companies, all members of the "Public Utility/Water and Sanitation" Sector of the Brazilian Stock Exchange (B3), from the perspectives of sociological new institutionalism and organizational anthropophagy. It was sought to evaluate how the structures and rules of corporate governance are reflected in the discourse contained in the minutes of the respective Boards of Directors, considering the period from 2015 to 2022. The methodology aimed, by counting the occurrences of themes that portrayed corporate governance, associated with the perspective of content analysis of Bardin (1977), to verify the ceremony that involved the adoption of the myth of corporate governance and whether there was a manifest presence of substantive needs for the adoption of the exogenous model in the discourse of the Boards of Directors. In general, Copasa, Sanepar and Casan demonstrated that there is a new behavior, a new agenda, another circulation of information within these state-owned companies, all this provoked by the adoption of corporate governance. In other words, the minutes show that a whole new ceremony was adopted for the communication of the Boards of Directors’ activities. On the other hand, Sabesp, Ambipar and Orizon were not concerned in communicating, ceremonially, the adoption of the myth, and limited themselves to comply, formally, with the rules to which they are submitted. In view of the results found, new studies are suggested to evaluate if there are different consequences of legitimacy gain between an organization that formally assumes a myth and one that ceremonially proclaims that it has adopted it.Item A implementação do sistema de custos proposto pelo governo federal: uma análise sob a ótica institucional(2013) Carneiro, Ricardo; Borges, Thiago Bernardo; Mario, Poueri do CarmoAs informações sobre custos no setor público são importantes para uma análise adequada de eficiência e qualidade do gasto. Em países de referência a implementação dessa metodologia teve caráter mais abrangente, não focado apenas em questões técnicas. A teoria institucional discute justamente a necessidade de que tais transformações no cotidiano dos servidores devem envolver ajustes das normas, valores e práticas em uso nas organizações envolvidas. Neste contexto é que se insere este trabalho, que procurou através da ótica institucional, e comparando com o processo de reforma australiano, analisar como se desenvolveu no governo federal brasileiro a incorporação de novas ferramentas de gestão. Assim, identificou-se, diferentemente do que sugere a teoria institucional e a experiência internacional, que o governo brasileiro optou pela implantação de uma solução tecnológica, em detrimento de uma mobilização institucional mais ampla.Item Institucionalização de compras públicas sustentáveis: uma análise da experiência do governo de Minas Gerais(2017) Mendonça, Ricardo Almeida Marques; Cruz, Marcus Vinícius Gonçalves da; Teodósio, Armindo dos Santos de Sousa; Raso, Luciana Sardinha PintoO artigo tem por objetivo analisar, sob a perspectiva da teoria institucional, o processo de implantação de compras públicas sustentáveis pelo Governo do Estado de Minas Gerais, um dos pioneiros nesse processo no Brasil. Realizou-se pesquisa qualitativa por meio de estudo de caso único, utilizando-se de análise documental e entrevistas semi-estruturadas. Pôde-se compreender o papel de diferentes atores que se caracterizaram como forças institucionais no campo organizacional da difusão de compras públicas sustentáveis. A análise demonstra a preponderância de mecanismos de natureza coercitiva, além de circunstâncias ligadas aos “mitos e cerimônias” na difusão de compras públicas sustentáveis no governo em Minas Gerais.Item Programa de integridade na administração pública municipal : institucionalização, conformidade e mudança gradual(Fundação João Pinheiro, 2023-03-27) Coimbra, Leandro Belisário Ferreira; Cruz, Marcus Vinicius Gonçalves da; http://lattes.cnpq.br/3678172153181366; Cruz, Marcus Vinicius Gonçalves da; Vieira, James Batista; Valadares, Josiel Lopes; Midlej, Suylan de Almeida e SilvaThe present work has as its theme the integrity programs, considered as mechanisms and procedures destined to assure the conformity of the organizations and their agents to the ethical principles and to the other established norms, in order to face the phenomenon of the corruption. The general objective of this dissertation is to analyze the implementation and functioning of an integrity program in the municipal public administration. The dissertation presents the theoretical foundations about the phenomenon of corruption and its confrontation, local integrity systems and integrity programs, and mobilizes the theoretical framework of the new institutionalism. The analysis of the implementation and operation of a municipal public administration integrity program was based on a case study. Such perspectives motivated the use of different dimensions of analysis: organizational field; isomorphism processes; ceremonialism and other strategic responses; and gradual change. As for the methodological procedure, we opted for qualitative research, through a single instrumental case study, analyzing the integrity program of a large Brazilian municipality. A literature review was carried out on the relevant theme and a case study was carried out through a documentary survey and 11 semi-structured interviews, which were interpreted through content analysis. The research findings reveal the existence of an organizational field in which the federal comptroller (Controladoria-Geral da União) assumes a prominent position in the dissemination of integrity programs. In this scenario, the existence of the three types of isomorphism processes was observed, namely, normative isomorphism, mimetic isomorphism and coercive isomorphism. Responding to institutional pressures, the organization designed a public integrity promotion program aimed at promoting and managing the implementation of integrity programs in its administrative units, through optional membership. The implementation and operation of the tool in the organization show a significant level of actual (acting) compliance with the normative guidelines regarding integrity programs, although in certain aspects it is possible to glimpse the existence of ceremonialism and non-compliance. This implementation, however, has been taking place in stages, and this process is not yet concluded. One cannot disregard the symbolic dimension that exists in the implementation of an integrity program, helping the organization to guarantee its legitimacy in its organizational field. In addition, it is observed that the implementation of the integrity program in the organization provoked a process of gradual change, mainly in layering, by which new practices and rules are introduced on top of or alongside those that already exist. It was possible to notice that the characteristics of municipal public administration impose greater attention to the implementation of programs in local governments, due to aspects such as the fragility of accountability systems. The study collaborates with the discussion on the subject, allowing to broaden the understanding of the implementation and operation of integrity programs in municipal public administration, based on the presentation of new perspectives on the subject and new reflections on the strategic actions necessary to guarantee the proper functioning of such programs. From a theoretical point of view, the investigation is justified due to the recency of the theme, the need to advance studies on tackling corruption in public administration and the gaps in academic production regarding the analysis of integrity programs at the local level. From a practical point of view, the present study is justified due to the dissemination of such programs in the national public sector, which demands the construction of analyzes and critical reflections about their use. It is suggested that further studies continue to analyze the implementation and operation of integrity programs, in order to verify their evolution, as well as seek to verify their effectiveness in fighting corruption.Item Relações organizacionais em políticas preventivas : uma análise do Programa de Fiscalização Ambiental Preventiva na Indústria (FAPI)(2022) Amelotti, Keylla Gomes Martins; Marinho, Karina Rabelo LeiteO presente trabalho tem como objetivo fazer uma discussão dos modos de relação entre organizações participantes de uma política preventiva, dado que interinstitucional, buscando compreender se, e em que medida, diferenças entre essas organizações oferecem obstáculos à compreensão do desenho e implementação da política. Para tanto, foi feita uma abordagem sobre o papel do Estado na gestão do meio ambiente, além de uma contextualização histórica a respeito da entrada da temática ambiental nas agendas políticas do Brasil e de Minas Gerais, relacionandoos a conceitos de Políticas Públicas e Políticas Preventivas. Para proceder à pesquisa, foi apresentado um referencial teórico desenvolvendo conceitos da Teoria Organizacional e Institucionalismo. Através da sobreposição da pesquisa ao referencial teórico, foi possível a identificação das dimensões teóricas a serem analisadas para compreender se esses obstáculos existem, quais são eles, como ocorrem e o que fazer para mitigá-los. Concluiu-se que, de fato, as diferenças organizacionais oferecem barreiras na execução da política, principalmente no que se refere aos objetivos da política e a ações de em que se observa maior interinstitucionalidade, na medida em que geram distorções na compreensão entre atores de diferentes organizações e podem prejudicar o alinhamento entre os objetivos e resultados esperados.Item Trajetória da política ambiental no estado de Minas Gerais e seus desdobramentos sobre o processo de licenciamento ambiental(2010) Morais, Ana Flávia de Castro; Brasil, Flávia de Paula Duque; Santos, Ester Carneiro do Couto; Carneiro, RicardoEsta monografia discute as inovações e rearranjos ocorridos no escopo do Sistema Estadual de Meio Ambiente (SISEMA), sob a luz dos conceitos neoinstitucionalistas, e os avanços no modelo de licenciamento ambiental adotado. Para tanto, faz uma revisão do conceito de neoinstitucionalismo, enfatizando as perspectivas de dependência de trajetória e mudança institucional. Apresenta o surgimento da questão ambiental como problema a ser incluído na agenda política internacional e a evolução das discussões relacionadas ao tema, além de conceitos importantes como o de desenvolvimento sustentável e Agenda 21. Destaca o licenciamento ambiental como o principal instrumento de gestão pública ambiental no Brasil, conciliando as atividades econômicas com a preservação ambiental. Descreve como se deu a institucionalização da política ambiental, sobretudo no estado de Minas Gerias, os organismos, leis e estruturas criadas para operacionalizar a gestão ambiental e suas relações com o licenciamento ambiental. Elenca os resultados alcançados com a pesquisa, apontando a presença de elementos dependentes da trajetória percorrida e momentos nos quais foram necessárias mudanças na estrutura anteriormente adotada.