Navegando por Palavra-chave "Ouvidoria"
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Item Análise das demandas de informação encaminhadas pelos cidadãos à Ouvidoria-Geral do Estado de Minas Gerais: limitações e possibilidades(Fundação João Pinheiro, 2017-03-30) Cruz, Camila Campos da; Rocha, Elisa Maria Pinto da; http://lattes.cnpq.br/0147730252141038; Batittuci, Eduardo Cerqueira; Costa, Bruno Lazzarotti Diniz; Carvalhais, Jane NoronhaThis work consists of a study about the General Ombudsman's Office of the State of Minas Gerais (OGE), which emphasizes one of the main purposes of this body, namely, to listen to and treat the information demands made by citizens about the services provided by the State. The analysis presented here involves, firstly, a conceptual and historical discussion about public ombudsmen, with emphasis on the history and conception of the OGE, as well as on the use of new information and communication technologies (ICT). Then, the results obtained through the analysis of the description of the operation of the OGE, the characteristics of the demands of the information sent by the citizens to the organ and the survey carried out in the field through interviews with the Ombudsmen are presented and interpreted. Based on this information, this work proposes actions and measures that may contribute to the improvement of the internal procedures of the OGE, related to the demands of information sent by citizens to the organ.Item Análise dos fatores que compõe a ouvidoria no relacionamento com o cidadão(2016) Lara, Rodrigo Diniz; Gosling, Marlusa de SevilhaO artigo tem como objetivo investigar as relações entre fatores a partir da percepção dos cidadãos entrevistados em uma unidade de atendimento para aprimorar o seu relacionamento com o governo e o construto ouvidoria. Um survey foi realizado com 354 cidadãos que utilizaram uma unidade de atendimento do governo. E uma análise fatorial exploratória (AFE) foi realizada e foram identificados seis fatores. Posteriormente, foi criado e testado um modelo exploratório, por meio da técnica de modelagem de equações estruturais utilizando o partial least squares. Oito das nove hipóteses testadas e o construto ouvidoria foram consideradas suportadas estatisticamente.Item A importância da ouvidoria do sistema penitenciário como: o caso do estado de Minas Gerais(2020) Silva, Ana Paula da; Motta, Carolina Portugal Gonçalves da; Cruz, Marcus Vinícius Gonçalves daOs problemas existentes no sistema penitenciário brasileiro são uma realidade histórica. Dentre essas dificuldades está o pequeno número de manifestações (denúncias, reclamações, sugestões, pedido de informações) por parte das pessoas privadas de liberdade, assim como de seus familiares ou representantes, e de servidores que ali trabalham. Observa-se uma carência de ferramentas de gestão do sistema penitenciário que melhorem essa questão e que sejam a base para a criação ou para o aperfeiçoamento das políticas públicas do sistema prisional brasileiro. A partir disso, a Ouvidoria do sistema prisional mostra-se como um canal para que as políticas públicas prisionais sejam mais efetivas e que garantam a defesa dos direitos e das garantias fundamentais no âmbito dos serviços penais. Por meio dessa ferramenta, as pessoas privadas de liberdade e seus parentes podem se manifestar, apresentando sugestões, reclamações, elogios, dúvidas e denúncias, à espera de que os setores competentes proporcionem um retorno para o problema posto ou a demanda apresentada. O objetivo desse estudo é verificar o papel da Ouvidoria penitenciária estadual como canal de controle social e como instrumento para instituir ou aprimorar as políticas públicas relacionadas ao sistema penitenciário brasileiro, mais especificamente no que diz respeito ao estado de Minas Gerais. A metodologia utilizada, em um primeiro momento, foi a revisão bibliográfica, com natureza exploratória, seguida de um relato de experiência e de uma entrevista realizada com o ouvidor prisional do estado de Minas Gerais para um conhecimento mais aprofundado sobre o processo de implementação da Ouvidoria penitenciária do estado de Minas Gerais e a situação atual, demonstrando as realidades dos detentos antes e depois da implementação da Ouvidoria nesse órgão. Concluiu-se que a Ouvidoria é essencial para o sistema prisional, uma vez que ela permite que se instaure não só um modelo de gestão eficiente e planejado, a partir de uma realidade existente, mas a busca, a criação ou a melhoria de políticas públicas prisionais para que elas sejam efetivas e eficientes.Item A Ouvidoria-Geral do estado de Minas Gerais enquanto instrumento de compliance: um estudo sobre o Projeto Ouvidoria 4.0(2021) Melo, Natália Toledo; Alexandrino, Thaís Mara; Araújo, Maria Isabel Rodrigues; Caldeira, Marcos Guilherme NunesO presente estudo analisa a efetividade do controle social realizado por meio da Ouvidoria- Geral do Estado de Minas Gerais (OGE), à luz do Projeto Ouvidoria 4.0, do ponto de vista de instrumento de compliance. O Projeto, que está sendo desenvolvido desde meados de 2019, visa ampliar a capacidade estratégica da OGE-MG, por meio da otimização do tratamento de dados obtidos por meio das manifestações dos cidadãos, promovendo ações de prevenção a irregularidades e de simplificação dos serviços públicos, o que confere maior efetividade ao controle social, para a análise em referência. Como resultado, pode-se concluir que o projeto foi um passo importante rumo à promoção de conformidade no Estado de Minas Gerais, conferindo à OGE-MG um caráter mais estratégico e proativo.Item Ouvidorias públicas e canais de participação cidadã: análise da contribuição das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) para os meios de interlocução disponibilizados à população(Fundação João Pinheiro, 2018-03-09) Rodrigues, Mariana da Silva; Dufloth, Simone Cristina; http://lattes.cnpq.br/6166815079725368; Brasil, Flávia de Paula Duque; Vasconcelos, Maria Celeste Reis Lobo deThe progress in Information and Communication Technologies (ICTs) favors new ways of relating between citizens and governments. In this scenario, the public ombudsmen are pointed by the Brazilian Government as an instrument to enable this interaction and over the years have been improving to facilitate the channels of access of the population to these entities. Therefore, the objective of this study is to analyze the performance of the public ombudsman of federal higher education institutions (IFES) in the citizen participation, in order to identify if these entities are prepared to listen to the population and how they organize themselves in this sense. The proposed methodology has a quali-quantitative nature, starts from a theoretical review of the central themes of the study, documentary survey and application of a questionnaire addressed to the public ombudsman of the IFES at the national level. It was also adopted a multiple case study in three ombudsman of IFES, with simulation of attendance of the manifestations by channel and interviews with the responsible ombudsmen. The results of the study show that IFES public ombudsman, despite presenting some similarities of processes and guidelines, still need norms that standardize the rules of action, as well as oversight of what already exists in this sense, in order to ensure similar conditions of attendance and encouragement of participation. In addition, the data revealed that ICTs amplify the access of citizens who wish to interact with the State through the public ombudsman, but in order for these entities to effectively provide space for citizen participation, it is still necessary to invest in the structure, standards and dissemination of the role of public ombudsman by the public authority. With this, it is expected to stimulate the construction of a culture of more proactive participation and to arouse in the population interest to cooperate with the public administration.