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Item A gestão da informação em organizações: um estudo de caso do Sistema Eletrônico de Informações da Secretaria de Segurança Pública de Minas Gerais(2018) Santos, Juliana Gabriela Carvalho; Moraes, Leonardo Barbosa de; Figueiredo, Amanda Mátar de; Cruz, Marcus Vinícius Gonçalves daO presente estudo tem como objetivo analisar a implementação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) na Secretaria de Estado de Segurança Pública de Minas Gerais (SESP), buscando identificar suas motivações e os impactos da mudança na secretaria, tomando como base a Superintendência de Logística, Orçamento e Finanças. Para tanto, fundamentou-se em conceitos acerca de tecnologia e o papel da informação, conhecimento organizacional, cultura organizacional e cultura informacional. O Sistema Eletrônico de Informações foi referenciado a partir de documentos públicos. Desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa, com pesquisa documental e entrevistas com 6 sujeitos envolvidos na implementação do SEI na SESP. Os resultados demonstraram que o antigo sistema, Sistema de Gestão de Documentos (SIGED), possuía diversas falhas, assim como a utilização de documentos em meios físicos, como gastos desnecessários, vulnerabilidade dos arquivos e morosidade na tramitação dos processos. Assim, a substituição do SIGED pelo SEI buscou suprir a maioria das dificuldades postas pelas práticas anteriores. Sua implementação gerou resistência organizacional, mas que foi reduzida ao longo do tempo, devido ao apoio da alta chefia e do próprio reconhecimento dos usuários, quanto à utilidade do SEI. A opinião de que o SEI será adotado por muito tempo no setor público e que é tendência adotar processos tecnológicos foi unânime entre os entrevistados. Por fim, neste estudo percebeu-se que o processo de implementação seguiu pensamentos predeterminados, utilizados no referencial teórico. Este estudo visa contribuir com as pesquisas acerca da tecnologia da informação no setor público, estimular o estudo do SEI em Minas Gerais e ajudar os órgãos que decidirem implementar não só o SEI, mas qualquer ferramenta tecnológica para auxílio na gestão pública.Item O relacionamento governo e a qualidade do serviço público dentro do pressuposto das novas tecnologias de informação e comunicação: estudo aplicado ao governo do estado de Minas Gerais(2016) Garcia, Joseane Ferreira Marcolino; Dufloth, Simone Cristina; Soares, Helena Teixeira Magalhães; Morais, Reinaldo Carvalho deNa administração pública, a qualidade da prestação do serviço público e o relacionamento governo-cidadão tornam-se foco, com a finalidade de entender e atender melhor às necessidades e anseios dos cidadãos. Neste contexto, o presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo de analisar o potencial do estado de Minas Gerais nessas duas temáticas, por meio de tendências, concepções e experiências internacionais. Tal objetivo foi alcançado por meio de uma pesquisa exploratória, qualitativa, utilizando-se de técnicas de levantamento bibliográfico e pesquisa documental, e entrevistas com pessoas experientes no problema pesquisado. Foi realizado também estudo de múltiplos casos e observação assistemática e participante. Concluiu-se pelo estudo que o governo de Minas tem evidenciado iniciativas para estabelecer aproximação com os cidadãos e melhorar a qualidade da prestação do serviço público. Em adição a isso, novas medidas do governo mineiro trarão padronização e personalização das informações e serviços públicos aos cidadãos, além da integração dos canais de relacionamento, permitindo aos cidadãos escolher o canal pelo qual desejam acessar um serviço. É preciso destacar, no entanto, que esta integração a ser realizada é apenas um passo na evolução da experiência uniforme do cidadão para recebimento de serviços públicos.