CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, PLANEJAMENTO E GESTÃO GOVERNAMENTAL (CEAPPGG)
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Navegando CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, PLANEJAMENTO E GESTÃO GOVERNAMENTAL (CEAPPGG) por Assunto "Ensino médio"
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Item Capacitação docente para o ensino remoto : estudo da oferta de cursos para o desenvolvimento de competências digitais de professores no contexto do novo ensino médio(2023) Amaral, Adriano Ischaber XavierA presente pesquisa analisa a oferta de cursos de capacitação por alguns Institutos Federais de Educação e pelo Governo de Minas Gerais no formato de MOOC como forma de promover o desenvolvimento de competências digitais e minimizar os desafios do uso de tecnologias de informação e comunicação pelos docentes no contexto de implantação do Novo Ensino Médio. A metodologia envolveu pesquisa bibliográfica, documental e de campo. A pesquisa bibliográfica incluiu a temática sobre os desafios da escola pública no contexto do novo ensino médio, o uso das tecnologias de informação e comunicação no processo educacional e o ensino remoto; e algumas abordagens teóricas acerca das competências digitais na educação. A pesquisa documental analisou, a partir de levantamentos realizados nos sites ou plataformas governamentais, 63 cursos ofertados pelos institutos federais de ensino e pelo governo estadual de Minas Gerais e com acesso livre e gratuito para os profissionais de educação em 2023. Foram analisados os conteúdos e formatos dos cursos ofertados e, com base no DigCompEdu, as principais competências digitais trabalhadas nos cursos estudados. Além disso, o trabalho incluiu em sua análise os resultados de uma pesquisa de campo realizada em 2023 com docentes e discentes de uma escola estadual de Minas Gerais. Dentre os aspectos abordados nessa pesquisa foi possível compreender melhor algumas percepções sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação, avanços e desafios das escolas públicas no contexto educacional do novo ensino médio. Os resultados evidenciam um esforço voltado ao desenvolvimento de competências digitais nos cursos ofertados para capacitação docente por parte das iniciativas analisadas, contudo, observa-se a necessidade de se ampliar e estimular iniciativas dessa naturezaItem Influência dos fatores internos das escolas estaduais de Minas Gerais no IDEB do ensino médio: análise das escolas da região central de Ribeirão das Neves(2023) Schitino, Bruno Rodrigues Silva; Saraiva, Ágnez de Lélis; Saraiva, Ágnez de LélisEsta pesquisa procura analisar quais os fatores internos influenciam nos resultados escolares do ensino médio medidos pelo IDEB, baseado nas escolas estaduais da região central de Ribeirão das Neves. A natureza da pesquisa é qualitativa, com aspectos descritivos através de pesquisa bibliográfica, tratando-se de um estudo de caso. Os seus objetivos foram identificar em que grau os fatores internos das escolas analisadas influenciam no seu desempenho medido pelo IDEB, em especial os relacionados à gestão escolar ser democrática e estimuladora de atividades interdisciplinares, à complexidade escolar e ao espaço dado à participação dos pais e da comunidade escolar nas decisões internas. Como estratégia metodológica escolheu-se uma cidade que propiciasse um quadro comparativo entre escolas, onde o índice de Gini fosse o menor possível a fim de neutralizar o fator socioeconômico e, dentro da cidade escolhida, as escolas estivessem em um território relativamente isolado. Apresentou-se um breve histórico da política educacional brasileira, também elucidando quais são os fatores externos atrelados aos desempenhos estudantis, discorrendo posteriormente sobre os aspectos do ambiente interno das instituições escolares mais relevantes para a literatura. Aplicou-se um questionário para diretores e professores, onde foram avaliados diversos fatores internos como os mais influentes nos resultados escolares, especialmente os ligados à gestão escolar. Os resultados demonstram que a maneira como os gestores escolares se posicionam quanto à participação da comunidade escolar, bem como as práticas pedagógicas adotadas, exercem bastante influência no ambiente, podendo potencializar ou neutralizar aspectos adversos ou favoráveis aos resultados. A complexidade escolar exerce influência na forma de gerir a escola, no entanto, a gestão pautada no diálogo é o principal fator de influência nos resultados escolares.