CEAP/ TRT 2010

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    Avaliação do desempenho dos servidores administrativos da Secretaria do Estado da Educação de Minas Gerais
    (2010) Silva, Denísia Vieira da; Guimarães, Walkiria Monteiro do Carmo
    O objetivo deste trabalho de pesquisa é analisar o Processo da Avaliação de Desempenho implantado em Minas Gerais, como uma das propostas do Choque de Gestão iniciado em 2003, sob a ótica dos servidores públicos do quadro administrativo da Secretaria de Estado da Educação. O Processo de Avaliação de Desempenho é considerado uma ferramenta gerencial que promove mudanças e flexibilização organizacional. Tem como objetivo melhorar os resultados do desempenho e proporcionar condições e oportunidades de crescimento profissional, bem como promover uma mudança de cultura. Foram aplicados 45 (quarenta e cinco) questionários aos servidores do quadro administrativo da SEE-MG, de modo a observar o entendimento que eles têm sobre a avaliação de desempenho e verificar em que medida interferiu na mudança de comportamento. A análise aponta para a falta de clareza do que realmente vem a ser a avaliação de desempenho, a importância desta e seus objetivos. Ao mesmo tempo, entende-se que a falta de informação sobre o processo de avaliação de desempenho pode ser um dos fatores que colaboram para a não alteração do comportamento dos servidores. A alteração do comportamento individual prevista, não é creditada como conseqüência da implantação do processo de ADI, o que pode vir a comprometer a efetividade deste instrumento. Portanto, a melhoria de desempenho individual ou mudança de comportamento como objetivo proposto na implantação da avaliação de desempenho, ainda não se efetivaram.
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    Representação social da Avaliação de Desempenho Individual para os procuradores do estado de Minas Gerais
    (2010) Campos, Edrise; Nicácio, Cláudia Beatriz Machado Monteiro de Lima
    O objetivo deste trabalho é investigar a Representação Social da Avaliação de Desempenho Individual para os Procuradores do Estado de Minas Gerais, instituída pelo Governo de Minas Gerais, no programa denominado “Choque de Gestão”. O referencial teórico da pesquisa centra-se na teoria de Representação Social, no estudo da Avaliação de Desempenho no Brasil, no Estado de Minas Gerais e no órgão analisado - a Advocacia-Geral do Estado de Minas Gerais. Trata-se de uma pesquisa de natureza quantitativa, classificada como descritiva. Desenvolveu-se por meio da aplicação de um questionário estruturado, em que os Procuradores do Estado, além de responderem às questões propostas, manifestaram suas opiniões sobre a Avaliação de Desempenho Individual a que são submetidos. A partir da análise de dados, pôde-se averiguar a representação social negativa dos pesquisadores sobre o processo de Avaliação de Desempenho implementado no Estado. Constatou-se, no entanto, ser ela positiva, quando se consideram seus objetivos.
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    A pichação de jovens no Conjunto Taquaril
    (2010-04-05) Soares, Flávia Soares; Brasil, Flávia de Paula Duque
    Essa investigação analisa os relatos de moradores e jovens pichadores do Conjunto Taquaril, localizado na região leste de Belo Horizonte, no período de Julho à Outubro de 2009. A formação de constituição de identidades pode ser verificada pela atuação dos grupos de pichadores estudados (Possuídos pela Arte Maligna e Bonde dos Jacarés) através dessa prática que possui como característica a marca de um nome estilizado estampado nos muros. Esta atuação provoca o reconhecimento e a visibilidade social dos jovens pertencentes ao grupo. O Conjunto Taquaril considerado como a região que possui o pior índice de qualidade de vida na cidade e agravado pelas condições históricas, sociais e geográficas facilita a demarcação territorial feita pelos jovens dentro da própria área. O efeito da apropriação de espaço pela juventude fomenta a disputa pelas marcações na comunidade e na cidade através de atos violentos e de criminalidade. Esta pesquisa revela algumas percepções acerca deste contexto e os resultados apontam para uma possível intervenção com a finalidade de prevenir a criminalidade local e fornecer “novas” possibilidades de identificações para os jovens em condições de subalternidade e fomentar a implementação de projetos e programas sociais para a inclusão em espaços de lazer, esporte, educação, cultura e geração de renda.