CEAP/ TRT 2010
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Item Avaliação do desempenho dos servidores administrativos da Secretaria do Estado da Educação de Minas Gerais(2010) Silva, Denísia Vieira da; Guimarães, Walkiria Monteiro do CarmoO objetivo deste trabalho de pesquisa é analisar o Processo da Avaliação de Desempenho implantado em Minas Gerais, como uma das propostas do Choque de Gestão iniciado em 2003, sob a ótica dos servidores públicos do quadro administrativo da Secretaria de Estado da Educação. O Processo de Avaliação de Desempenho é considerado uma ferramenta gerencial que promove mudanças e flexibilização organizacional. Tem como objetivo melhorar os resultados do desempenho e proporcionar condições e oportunidades de crescimento profissional, bem como promover uma mudança de cultura. Foram aplicados 45 (quarenta e cinco) questionários aos servidores do quadro administrativo da SEE-MG, de modo a observar o entendimento que eles têm sobre a avaliação de desempenho e verificar em que medida interferiu na mudança de comportamento. A análise aponta para a falta de clareza do que realmente vem a ser a avaliação de desempenho, a importância desta e seus objetivos. Ao mesmo tempo, entende-se que a falta de informação sobre o processo de avaliação de desempenho pode ser um dos fatores que colaboram para a não alteração do comportamento dos servidores. A alteração do comportamento individual prevista, não é creditada como conseqüência da implantação do processo de ADI, o que pode vir a comprometer a efetividade deste instrumento. Portanto, a melhoria de desempenho individual ou mudança de comportamento como objetivo proposto na implantação da avaliação de desempenho, ainda não se efetivaram.Item Representação social da Avaliação de Desempenho Individual para os procuradores do estado de Minas Gerais(2010) Campos, Edrise; Nicácio, Cláudia Beatriz Machado Monteiro de LimaO objetivo deste trabalho é investigar a Representação Social da Avaliação de Desempenho Individual para os Procuradores do Estado de Minas Gerais, instituída pelo Governo de Minas Gerais, no programa denominado “Choque de Gestão”. O referencial teórico da pesquisa centra-se na teoria de Representação Social, no estudo da Avaliação de Desempenho no Brasil, no Estado de Minas Gerais e no órgão analisado - a Advocacia-Geral do Estado de Minas Gerais. Trata-se de uma pesquisa de natureza quantitativa, classificada como descritiva. Desenvolveu-se por meio da aplicação de um questionário estruturado, em que os Procuradores do Estado, além de responderem às questões propostas, manifestaram suas opiniões sobre a Avaliação de Desempenho Individual a que são submetidos. A partir da análise de dados, pôde-se averiguar a representação social negativa dos pesquisadores sobre o processo de Avaliação de Desempenho implementado no Estado. Constatou-se, no entanto, ser ela positiva, quando se consideram seus objetivos.Item A pichação de jovens no Conjunto Taquaril(2010-04-05) Soares, Flávia Soares; Brasil, Flávia de Paula DuqueEssa investigação analisa os relatos de moradores e jovens pichadores do Conjunto Taquaril, localizado na região leste de Belo Horizonte, no período de Julho à Outubro de 2009. A formação de constituição de identidades pode ser verificada pela atuação dos grupos de pichadores estudados (Possuídos pela Arte Maligna e Bonde dos Jacarés) através dessa prática que possui como característica a marca de um nome estilizado estampado nos muros. Esta atuação provoca o reconhecimento e a visibilidade social dos jovens pertencentes ao grupo. O Conjunto Taquaril considerado como a região que possui o pior índice de qualidade de vida na cidade e agravado pelas condições históricas, sociais e geográficas facilita a demarcação territorial feita pelos jovens dentro da própria área. O efeito da apropriação de espaço pela juventude fomenta a disputa pelas marcações na comunidade e na cidade através de atos violentos e de criminalidade. Esta pesquisa revela algumas percepções acerca deste contexto e os resultados apontam para uma possível intervenção com a finalidade de prevenir a criminalidade local e fornecer “novas” possibilidades de identificações para os jovens em condições de subalternidade e fomentar a implementação de projetos e programas sociais para a inclusão em espaços de lazer, esporte, educação, cultura e geração de renda.