Marketing turístico urbano e intervenção patrimonial em tempos de globalização

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2005

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Resumo
O principal objetivo deste artigo é o de mostrar o papel do marketing turístico urbano e as suas estratégias de atuação no planejamento de destinações turísticas, principalmente, aquelas com um corpus patrimonial expressivo, como forma de contribuir com os especialistas das áreas de turismo e marketing na compreensão de um assunto que, normalmente, tem ficado restrito a arquitetos, urbanistas e especialistas em patrimônio. O trabalho recorre à revisão bibliográfica sobre marketing urbano, patrimônio material e imaterial e intervenções patrimoniais, procurando demonstrar como a solução de diversas questões relacionadas à problemática do turismo podem ser subsidiadas pelos conhecimentos das áreas estudadas sendo, portanto, o seu domínio de fundamental importância para planejadores e especialistas desta área.

Abstract
The main objective of this article is to show the role of urban tourism marketing and its strategies of operation in the planning of tourism destinations, particularly those with a significant patrimonial heritage, as a means of contributing, with specialists in the areas of tourism and marketing, to the understanding of a subject which has traditionally been the domain of architects, urban planners and specialists in patrimony. The work uses bibliographic review on urban marketing, material and immaterial heritage, and patrimonial intervention, seeking to demonstrate how the resolution of various issues related to tourism can be supported by a knowledge of the areas studied, its mastery therefore being of fundamental importance for planners and specialists in this area.

Palavras-chave

Citação

VIEIRA FILHO, N. A. Q.; TEIXEIRA, L. A. A.; BESSA, A. S. M. Marketing turístico urbano e intervenção patrimonial em tempos de globalização. Turismo - Visão e Ação, Itajaí, v. 7, n. 3, p. 551-559, set./dez. 2005.

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