Retornos da escolaridade no Brasil e regiões

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2015

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Resumo
Um dos determinantes do desenvolvimento econômico de uma nação é o capital humano, sendo que os retornos da escolaridade se apresentam como fator crucial. Verifica-se, na literatura nacional, a predominância de estudos que con-templam em sua unidade de análise o Brasil como um todo ou um estado, em específico. Nesse sentido, no presente trabalho buscou-se avaliar os retornos da escolaridade no Brasil e em suas regiões, bem como analisar de que modo o grau de instrução (fundamental, médio ou superior) afeta o retorno da escolaridade dos indivíduos quanto ao gênero. Os resultados evidenciaram que o retorno da escolaridade no Brasil é positivo, tanto para os homens quanto para as mulheres. Na análise em que foram destacadas as diferenças regionais, constatou-se a existência de heterogeneidade entre as regiões. Além disso, na análise por grau de instrução, verifica-se que os retornos da escolaridade são crescentes.

Abstract
One of the determinants of economic development of a nation is human capital, considering that the returns to schooling are presented as a crucial factor. There is, in the national literature, the predominance of studies that address its unit of analysis in Brazil as a whole or a specific state. In this sense, the present study sought to evaluate the returns to schooling in Brazil and its regions, and to examine how the level of education (primary, secondary or higher) affects the return to schoo-ling for male and female individuals. The results showed that the return to schooling in Brazil is positive, both for men and for women. In the analysis that were highlighted regional differences, there was the existence of heterogeneity between regions. In addition, in the analysis by education level, it appears that the returns to schooling are increasing.

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Palavras-chave

Citação

SILVEIRA, G. F. et al. Retornos da escolaridade no Brasil e regiões. Gestão & Regionalidade, São Caetano do Sul, v. 31, n. 91, p. 17-32, jan./abr. 2015.

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