A metodologia da história oral em ensino e pesquisas históricas: algumas ponderações

Data da publicação

2013

Orientador(es)

Coordenador(es)

Colaborador(es)

Organizador(es)

Evento

Entrevistador(a)

Entrevistado(a)

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo
A palavra “Conhecimento” tornou-se a chave para todo processo de inclusão histórica, cultural, social e institucional na humanidade e, inseridos nestes novos tempos, vem entretecendo os saberes, construções identitárias, compreensões digitais e perspectivas cidadãs. Nesta linha de pensamento, é importante fomentar reflexões sobre o lugar da oralidade na construção do conhecimento científico e a importância da Metodologia de História Oral, que possibilita a reconstrução do saber constituído, recuperado, organizado e democraticamente disseminado na sociedade. Não se refere aqui a um saber estanque ou fragmentado, mas um saber contextualizado, dinâmico e historicamente localizado. Em suma, fala-se de um saber, que se faz conhecimento científico, construído a muitas mãos e que representa a história e memória social de uma comunidade, de um povo, de uma nação, uma vez que quando se reflete sobre a função da oralidade, conclui-se que ela é alicerce de todo processo informacional. Sua universalidade e caráter democrático permitem a inclusão do homem como ser constitutivo de sua história e trajetória. Portanto, esforços e políticas de democratização informacional, precisam ser empreendidos em direção ao seu reconhecimento e disseminação, dessa ferramenta fundamental ao conhecimento do homem em seu universo social.

Abstract
The word “ knowledge” has become the key to the whole process of including historical, cultural, social and institutional in humanity and inserted into these new times, comes interweaving the knowledge, identity constructions, digital insights and citizen perspectives. Along these lines, it is important to foster reflections on the place of orality in the construction of scientific knowledge and the importance of oral history methodology, which allows the reconstruction of knowledge consists recovered, democratically organized and disseminated in society. Does not refer here to a watertight know or fragmented, but a knowledge contextualized and historically located. In short, it speaks of knowledge , who has scientific knowledge , built by many hands and that is the history and social memory of a community, a people, a nation, since when one reflects on the role of orality, it is concluded that it is the whole foundation of information process. Its universality and democratic character allow the inclusion of man as a constituent of its history and trajectory. Therefore, efforts and policies informational democratization, need to be undertaken towards the recognition and dissemination of that fundamental knowledge of man in his social universe tool.

Descritores

Palavras-chave

Citação

SHIKIDA, A. M. S. A metodologia da história oral em ensino e pesquisas históricas: algumas ponderações. Revista Caminhos da História, Montes Claros, v. 18, n. 2, p. 145-160, 2013.

Relacionado com

Contido em

Licença