Nadando contra a corrente: equidade e desempenho nas redes municipais de ensino fundamental em Minas Gerais

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2020

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Resumo
A influência da origem social e das condições socioeconômicas sobre as realizações educacionais é uma temática central nas discussões relacionadas às políticas públicas, seja no enfoque da educação com um fim, ou como um meio para o alcance de outros fins na provisão de bens públicos. O presente trabalho realiza um esforço exploratório para investigar as redes municipais de educação de Minas Gerais, em sua capacidade de amortecer desigualdades sociais sobre os seus resultados, e refletindo sobre que recursos e práticas da gestão pública que podem estar contribuindo para esta capacidade de proporcionar desempenhos mais satisfatórios em condições socioeconômicas desfavoráveis. Investimentos em infraestrutura, provendo acesso equitativo ao alunado parecem relacionados a bons resultados em promover uma educação que consiga ser equitativa sem prejudicar o desempenho dos alunos.

Abstract
The influence of social origin on educational determinants is a central theme in discussions related to the foundation of public policies, whether in the focus of education with one end, or as a means to achieve other ends in the provision of public goods. This paper is exploratory work, which aims to investigate the municipal education networks of Minas Gerais, its capacity to mitigate social inequalities on their performance, and look into its public management practices that may be correlated with these results. Investments in infrastructure, providing equitable access to students seems to achieve good results in promoting an education that can be equitable without impairing student performance.

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Citação

FERREIRA, V. B.; COSTA, B. L. D. Nadando contra a corrente: equidade e desempenho nas redes municipais de ensino fundamental em Minas Gerais. Revista Brasileira de Políticas Públicas e Internacionais, João Pessoa, v. 5, n. 2, p. 171-191, ago. 2020.

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