Avaliação da viabilidade econômica e do risco de uma unidade produtiva de pequena escala de produção de feijão no Município de Campo Mourão (PR)

Data da publicação

2014

Orientador(es)

Coordenador(es)

Colaborador(es)

Organizador(es)

Evento

Entrevistador(a)

Entrevistado(a)

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo
Tendo em vista a importância da agricultura familiar, sobretudo para o cultivo do feijão, no estado do Paraná, buscou-se avaliar a viabilidade econômica e o risco de um estabelecimento de agricultura familiar, dedicado ao plantio de feijão, no município de Campo Mourão (região Noroeste). Estimaram-se indicadores de viabilidade econômica, como o valor presente líquido (VPL), a taxa interna de retorno (TIR) e o período de payback (PP), e foram realizadas análise de sensibilidade e de risco pelo método de simulação de Monte Carlo. Os resultados encontrados apontaram a viabilidade econômica do projeto. Ademais, constatou-se que a sua viabilidade é mais sensível aos componentes de receita do que de custos e que esses fatores não implicaram em risco significativo para o sucesso do projeto.

Abstract
Due to the importance of family farming especially in bean cultivation in the state of Paraná, Brazil, current assay evaluates the economic viability and risk of bean production on a family farm in Campo Mourão (northwestern region). Economic viability indicators have been assessed, such as net present rate value (NPR), internal rate of return (IRR) and payback period (PP). Further, sensitivity analysis and risk analysis were carried out with Monte Carlo simulation method. Results indicated the project´s economic viability. Moreover, their viability was more sensitive to revenue components than that of costs. These factors did not warrant significant risk to the project´s success.

Descritores

Palavras-chave

Citação

SILVEIRA, G. F.; VIDIGAL, V. G. Avaliação da viabilidade econômica e do risco de uma unidade produtiva de pequena escala de produção de feijão no Município de Campo Mourão (PR). Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, Maringá, v. 36, n. 2, p. 169-175, jul./dez. 2014.

Relacionado com

Contido em

Licença