Mudança organizacional: um estudo de caso sobre a implementação do redesenho do processo de compras na Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais
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2012
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Resumo
A mudança organizacional desde a década de 80 vem sendo constantemente discutida pela literatura, uma vez que se tornou algo presente na realidade das organizações, sejam elas públicas ou privadas e por influenciar diretamente seus resultados. Levando em conta a importância do tema e a escassez de literatura e estudos de caso acerca do tema sob a ótica da administração pública, este trabalho apresenta uma análise da implementação da mudança no processo de compras da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES), destacando quais passos foram utilizados nesta implementação e confrontando-os com o que vem sendo apontado de forma recorrente na literatura como fatores críticos de sucesso aos processos de mudança. Ponderando também as adaptações necessárias do modelo gerencial quando aplicado no âmbito estatal. Os dados obtidos para o estudo realizado foram alcançados por meio de entrevistas semi-estruturas com pessoas envolvidas diretamente no processo de mudança, bem como em observação direta e em uma revisão bibliográfica. Pelo estudo ficou claro que houve ações desenvolvidas no decorrer do processo de implementação que não eram do conhecimento de todos os envolvidos, o que demonstra uma falha na comunicação. Outro fator que se mostrou crítico foi a falta de interfuncionalidade entre as áreas. Contudo, a liderança, ao contrário, foi positiva e atuou de forma efetiva fazendo com que a implementação da mudança progredisse de forma mais ágil e diminuindo a resistência dos funcionários. Por fim, conclui-se que a mudança foi favorável, mas imperioso é o constante desenvolvimento da cultura organizacional acerca do tema.
Abstract
The change in organizations has been widely discussed by literature since the 80's, not only because it has become present in the reality of organizations, whether those public or private, but also due to their direct influence on their results. Considering the importance of the theme and the literature and case studies' scarcity on the topic from the public administration perspective, this work presents an analysis of the implementation of change in the purchasing process of the State Secretariat of Health of Minas Gerais (SES), pointing out the steps used in this implementation and confronting them with what has been appointed by literature several times as critical success. Also pondering necessary adaptations of the managerial model when it applied at the state level. The data used in this study were obtained through semi-structured interviews, conducted with people involved in directly manners in the process of change, as well as through direct observation and a literature review. The results of the study indicate that there have been actions developed throughout the process of implementation that were not known by all individuals involved, which demonstrates a flaw in communication that has been neglected at times, another factor that has proven to be critical was the lack of functionality among the areas. The leadership, on the other hand, has proven to be positive and acted in an effective way, generating a more agile progress in the implementation of change and reducing the resistance of the staff. Finally, it is concluded that the change was favorable, but imperative is the constant development of organizational culture on the subject.
Palavras-chave
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Keywords
Citação
PAES, F. S. et al. Mudança organizacional: um estudo de caso sobre a implementação do redesenho do processo de compras na Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais. Ciências Sociais Aplicadas em Revista, Cascavel, v. 12, n. 22, p. 227-243, 2012.