O sagrado na sociedade do saber
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2012
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Resumo
A partir da ilustração acreditava-se que o destino estava nas mãos do homem. Este era visto como criador das ciências e como dominador do universo. O processo de secularização foi conseqüência dessa transformação. O otimismo ilustrado previa, de forma geral, uma sociedade sem a necessidade de referenciais religiosos. Os ideais do Iluminismo acabaram demonstrando sua insuficiência ao deixar em segundo plano as questões últimas do ser humano, o que acabou se traduzindo na atual sociedade do saber em uma busca do sobrenatural. Esse
artigo busca discutir a persistência e diversidade religiosa na sociedade contemporânea que colocaram em xeque a tese da secularização. São esses fenômenos religiosos marginais ou permanentes? Como explicar/compreender esse retorno á religiosidade? Está realmente o mundo contemporâneo em processo de reencantamento ou o desaparecimento do sagrado nas sociedades humanas sempre é uma impossibilidade radical?
Abstract
From the illustration it was believed that fate was in the hands of man. The man was seen as the creator of science and as ruler of the universe. The secularization process was a consequence of this transformation. The illustrated optimism provided, in general terms, a society without the need of religious referentials. The Enlightenment ideals ended up demonstrating their failure when they didn’t give importance to the ultimate questions of human being. Such fact turned out to be translated into the actual society of knowledge in search for the
supernatural. This article aims to discuss the religious persistence and diversity in contemporary society which put into check the secularization thesis. Are these religious phenomenal marginal or permanent? How to explain/understand this return to the religiosity? Is the contemporary world in process of re-enchantment or the disappearance of the sacredness in human societies has always been a radical impossibility?
Palavras-chave
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Keywords
Citação
PFEFFER, R. S. O sagrado na sociedade do saber. Revista Brasileira de História das Religiões, v. 4, n. 12, p. 207-236, jan. 2012.