Valor adicionado do turismo de Minas Gerais: um cálculo com os coeficientes de atendimento turístico

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2016
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Resumo
Com o objetivo de estimar de Valor Adicionado (VA) do turismo do Estado de Minas Gerais, este artigo utiliza a nova base de dados das Contas Regionais 2010-2013 e emprega coeficientes de atendimento turístico para maior aproximação conceituai. Esse refinamento na distinção das atividades econômicas turísticas e não turísticas, permitiu identificar a obtenção da participação econômica do turismo no total da economia de Minas Gerais, em média, de 1,6%, uma trajetória de queda real de crescimento no período analisado e a relevância dos serviços de alimentação e transporte terrestre para o resultado final do setor.

Abstract
In order to estimate the value added (VA) of the State of Minas Gerais tourism, this article uses the new database Regional Accounts 2010-2013 and employs tourist attendance coefficients for greater conceptual approach. This refinement in distinction of tourist and non-tourist activities, identified the achievement of economic tourism share in the total economy of Minas Gerais, on average, 1.6%, a path of real fall of growth in the period analyzed and the relevance of the food service and ground transportation to the final result of the sector.

Palavras-chave
Citação
GONÇALVES, C. C. S. Valor adicionado do turismo de Minas Gerais: um cálculo com os coeficientes de atendimento turístico. Boletim de Conjuntura Econômica de Minas Gerais, Belo Horizonte, v. 9, n. 2, p. 60-71, 2016.
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