Avaliação da relação entre identidade, trabalho e emprego num curso destinado à formação de Administradores Públicos

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2004

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Resumo
Imerso em um contexto repleto de mudanças políticas, econômico, sociais e, sobretudo, tecnológicas, o mundo do trabalho se depara com questões graves, como o enfraquecimento do emprego formal, reduções salariais, precarização e informatização do trabalho. Este artigo sintetiza um estudo que teve como objetivo avaliar a articulação entre identidade, trabalho e emprego, tomando como sujeitos os alunos de um curso que vincula formação profissional à garantia de emprego. Foi realizada uma pesquisa qualitativa estudo de caso, com a realização de entrevistas semi-estruturadas. Os dados coletados foram interpretados mediante a análise de conteúdo, que permitiu inferir a avaliação do universo de significações dos entrevistados. O referencial teórico baseou-se na tese do materialismo dialético, que defende a centralidade do trabalho na vida humana.

Abstract
Immersed in a ever changing politica, social, economic and technological environment labor nowadays has to face salary depletion, wage reductions, precarious working conditions and informality. The objective of this paper is to summarize the relation between identity, work and employment. The subjects of this study were summarize the relation between identity, work and employment. The subjects of this study were students courses that associated professional training to job. Guarantee It was carried out a qualitative research (case study) whith semi-structure interviews. The theoretical framework was dialectic materialism in which work has a central role in human's life,

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Palavras-chave

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NICÁCIO, C. B. M. M. L.; GOULART, I. B. Avaliação da relação entre identidade, trabalho e emprego num curso destinado à formação de Administradores Públicos. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 12, n. 42, p. 593-610, jan./mar. 2004.

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