Avaliação de programas de marketing social: uma análise dos instrumentos utilizados para avaliação do programa Ambientação do governo do estado de Minas Gerais

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2015
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Resumo
O objetivo do artigo é realizar uma análise dos instrumentos utilizados atualmente pelo Governo do Estado de Minas Gerais para avaliação do programa de marketing social denominado Ambientação, voltado para a educação ambiental em prédios públicos. Para isso, utilizou-se a estrutura conceitual proposta por Meira (2010) para avaliação de programas de marketing social nas dimensões “Processos” e “Resultados”. O artigo adota o método qualitativo de estudo de caso e utiliza a pesquisa documental com base nos instrumentos oficiais do governo do Estado de Minas Gerais publicados nos sites da internet sobre o Programa Ambientação, além de entrevistas em profundidade com representantes da Comissão de Avaliação do Ambientação. Os resultados demonstraram que existe uma lacuna de indicadores que poderiam ser empregados, conforme modelo de Meira (2010), para avaliação do Programa Ambientação. De forma geral, a deficiência dos instrumentos de avaliação do programa concentra-se em desconsiderar a percepção e a mudança de comportamento do público-alvo em relação às ações do programa Ambientação.

Abstract
The aim of the paper is to analyze the tools currently used by the State Government of Minas Gerais in Brazil to evaluate the social marketing program called Ambientação facing environmental education in public buildings. The template proposed by Meira (2010) was taken as framework. Specifically, we intend to emphasize the analysis regarding the dimensions “Processes” and “results” from the conceptual framework proposed by Meira (2010) in order to evaluate social marketing programs. This article adopts the method of qualitative case study and using documentary research based on official instruments of the State of Minas Gerais published on websites about the Program Ambientação and in-depth interviews with representatives of the Evaluation of Ambientação. The results demonstrate that there is a gap of indicators which could be used according to Meira’s evaluation template and therefore could improve the results achieved. Overall, the weakness of the program evaluation tools lies on disregarding the target audience perception and changing behavior related to the actions of Ambientação.

Palavras-chave
Citação
LARA, R. D. et al. Avaliação de programas de marketing social: uma análise dos instrumentos utilizados para avaliação do programa Ambientação do governo do estado de Minas Gerais. Desenvolvimento em Questão, v. 13, n. 29, p. 191-224, jan./mar. 2015.
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