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Título: | Consciência ambiental: um estudo exploratório sobre suas implicações para o ensino de administração |
Título alternativo: | Environmental awareness: an exploratory study into the implications for teaching business administration |
Autor: | Dias, Sylmara Lopes Francelino Gonçalves Teodósio, Armindo dos Santos de Sousa Carvalho, Selma Silva, Hermes Moretti Ribeiro da |
Afiliação: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Fundação João Pinheiro Fundação Getulio Vargas |
Data: | 2009 |
Keywords: | Environmental behavior Environmental education Higher education Business education Teaching strategies |
Palavras-Chave: | Comportamento ambiental Educação ambiental Educação superior Formação de administradores Estratégias pedagógicas |
Resumo: | Vários são os apelos para se introduzirem as discussões ambientais nos conteúdos programáticos dos
cursos de graduação em Administração. A educação ambiental é vista como um elemento indispensável
para a transformação da consciência dos alunos. O objetivo do estudo foi caracterizar a dimensão
ambiental do comportamento de futuros administradores e explorar condições, desafios e perspectivas
para a ampliação da formação socioambiental nos projetos pedagógicos da escola de gestão analisada.
Foram aplicados questionários de mensuração do comportamento ambiental numa amostra de 341
graduandos em Administração de uma instituição de ensino superior de São Paulo, que tiveram
formação em meio ambiente ao longo de sua trajetória educacional. Procedeu-se à construção de um
modelo fatorial e à aglomeração dos dados por meio de uma análise de conglomerados. Pelos dados
analisados, pode-se considerar que a formação e o avanço da consciência ambiental ainda representam
grandes desafios para essa escola de gestão, exigindo um profundo repensar dos métodos de ensino em
Administração. |
Abstract: | There have been several requests to introduce environmental discussions within the
program content of undergraduate courses in Business Administration. Environmental education is
seen as an indispensable element when it comes to transforming student awareness. The objective of
the study was to characterize the environmental dimension of the behavior of future managers and
explore the conditions, challenges and prospects for broadening social and environmental training in
the teaching projects of the business school that was analyzed. Questionnaires were used for
measuring environmental behavior in a sample of 341 Business Administration undergraduate students
from a higher education institution in São Paulo who received environmental education throughout
their course. A factor model was constructed and data were agglomerated using cluster analysis. The
analysis revealed that the training and advance of environmental awareness represent major
challenges for business schools, demanding that Business Administration teaching methods be
profoundly reconsidered. |
Referência: | DIAS, S. L. F. G. et al. Consciência ambiental: um estudo exploratório sobre suas implicações para o ensino de administração. Revista de Administração de Empresas, v. 8, n. 1, p. 1-22, jan./jun. 2009. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1676-56482009000100004. Acesso em: 02 fev. 2022. |
ISSN: | 1676-5648 |
DOI: | 10.1590/S1676-56482009000100004 |
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