RI-FJP  [1] PRODUÇÃO ACADÊMICA E CIENTÍFICA FJP  FJP - ARTIGOS DE PERIÓDICOS 

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Título: Consciência ambiental: um estudo exploratório sobre suas implicações para o ensino de administração
Título alternativo: Environmental awareness: an exploratory study into the implications for teaching business administration
Autor: Dias, Sylmara Lopes Francelino Gonçalves
Teodósio, Armindo dos Santos de Sousa
Carvalho, Selma
Silva, Hermes Moretti Ribeiro da
Afiliação: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Fundação João Pinheiro
Fundação Getulio Vargas
Data: 2009
Keywords: Environmental behavior
Environmental education
Higher education
Business education
Teaching strategies
Palavras-Chave: Comportamento ambiental
Educação ambiental
Educação superior
Formação de administradores
Estratégias pedagógicas
Resumo: Vários são os apelos para se introduzirem as discussões ambientais nos conteúdos programáticos dos cursos de graduação em Administração. A educação ambiental é vista como um elemento indispensável para a transformação da consciência dos alunos. O objetivo do estudo foi caracterizar a dimensão ambiental do comportamento de futuros administradores e explorar condições, desafios e perspectivas para a ampliação da formação socioambiental nos projetos pedagógicos da escola de gestão analisada. Foram aplicados questionários de mensuração do comportamento ambiental numa amostra de 341 graduandos em Administração de uma instituição de ensino superior de São Paulo, que tiveram formação em meio ambiente ao longo de sua trajetória educacional. Procedeu-se à construção de um modelo fatorial e à aglomeração dos dados por meio de uma análise de conglomerados. Pelos dados analisados, pode-se considerar que a formação e o avanço da consciência ambiental ainda representam grandes desafios para essa escola de gestão, exigindo um profundo repensar dos métodos de ensino em Administração.
Abstract: There have been several requests to introduce environmental discussions within the program content of undergraduate courses in Business Administration. Environmental education is seen as an indispensable element when it comes to transforming student awareness. The objective of the study was to characterize the environmental dimension of the behavior of future managers and explore the conditions, challenges and prospects for broadening social and environmental training in the teaching projects of the business school that was analyzed. Questionnaires were used for measuring environmental behavior in a sample of 341 Business Administration undergraduate students from a higher education institution in São Paulo who received environmental education throughout their course. A factor model was constructed and data were agglomerated using cluster analysis. The analysis revealed that the training and advance of environmental awareness represent major challenges for business schools, demanding that Business Administration teaching methods be profoundly reconsidered.
Referência: DIAS, S. L. F. G. et al. Consciência ambiental: um estudo exploratório sobre suas implicações para o ensino de administração. Revista de Administração de Empresas, v. 8, n. 1, p. 1-22, jan./jun. 2009. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1676-56482009000100004. Acesso em: 02 fev. 2022.
ISSN: 1676-5648
DOI: 10.1590/S1676-56482009000100004
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