Determinantes do valor adicionado do turismo de Minas Gerais: uma análise com modelos de dados em painel

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2018
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Resumo
Apesar do reconhecido potencial turístico do estado de Minas a literatura acerca do tema carece de estudos investigativos dos determinantes desta atividade. Este artigo se propõe identificar variáveis que se relacionam com o valor adicionado do turismo de Minas Gerais, calculado pela Fundação João Pinheiro com detalhamento a nível municipal. Para isto, este artigo realizou uma análise econométrica dos determinantes da produção do turismo nos municípios do Estado de Minas Gerais nos anos de 2010 a 2014, utilizando regressões de dados em painel e a técnica dos Mínimos Quadrados Generalizados (MGQ). Estes instrumentos possibilitaram a identificação de que variáveis como PIB per capita, densidade demográfica, proximidade de aeroportos, constituição de consórcios de turismo e ser base de visitação regional impactam nos resultados do valor adicionado do turismo dos municípios de Minas Gerais. O mesmo não pode ser dito para as variáveis que indicam a vinculação de um município com circuitos turísticos, presença de atrativos turísticos específicos, existência de tombamentos patrimoniais, além do valor adicionado do turismo não apresentar relação com o gasto per capita do estado com turismo. A identificação destas variáveis explicativas demonstra o potencial dos estudos nesta área, além de sinalizar direcionamentos para políticas públicas.

Abstract
Despite the recognised tourist potential of the state of Minas Gerais, the literature on the subject needs to be investigated to determine the determinants of this activity. This article aims to identify variables related to the value added of tourism in Minas Gerais, calculated by the João Pinheiro Foundation with detailed information at the municipal level. For this, this paper made an econometric analysis of the determinants of tourism production in the municipalities of the State of Minas Gerais from 2010 to 2014, using panel data regressions and the Generalized Least Squares (MGQ) technique. These instruments made it possible to identify variables such as GDP per capita, demographic density, proximity to airports, the constitution of tourism consortiumsand being a basis for regional visitation, which impacts on the results of the value added of tourism in the municipalities of Minas Gerais. The same cannotbe said for the variables that indicate the linkage of a municipality with tourist circuits, the presence of specific tourist attractions, the existence of patrimonial taps, besides the value added of tourism does not present relation with the per capita expenditure of the state with tourism. The identification of these explanatory variables demonstrates the potential of the studies in this area, in addition to indicating directives for public policies.

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GONÇALVES, C. C. S.; CASTELLANE, L. Determinantes do valor adicionado do turismo de Minas Gerais: uma análise com modelos de dados em painel. Revista Marketing & Turismo Review, v. 3, n. 1, p. 1-19, ed. especial, abr. 2018.
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