A construção de significados ao curso de graduação em Administração pelos alunos de alta e de baixa renda

Data da publicação

2015

Orientador(es)

Coordenador(es)

Colaborador(es)

Organizador(es)

Evento

Entrevistador(a)

Entrevistado(a)

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo
Este artigo relata resultados de uma pesquisa empírica empreendida em uma amostra de 368 alunos do curso de Administração matriculados em cinco instituições privadas de uma capital brasileira. O objetivo foi analisar as diferenças de percepções dos alunos de alta e baixa renda do curso de Administração no que tange às seguintes questões: os elementos culturais e simbólicos envolvendo o ensino superior, a relevância que o ensino superior ocupa nas prioridades de consumo e a influência no comportamento de consumo dos alunos, a adequação do curso à sua realidade e os benefícios esperados pelo ingresso no curso de graduação. Os dados foram analisados por meio de técnicas estatísticas como o Grade of Membership (GoM) e teste t. Os resultados, que foram confrontados com o referencial teórico atinente ao consumo em uma perspectiva cultural e simbólica, sinalizaram que existe diferença de construção de significados entre os estratos de alunos.

Abstract
This paper reports the results of an empirical study undertaken with a sample of 368 undergraduate business administration students from five private universities in a large Brazilian city. The objective was to analyze the differences in perceptions of the course by students from high and low income backgrounds regarding the following issues: the cultural and symbolic elements involving higher education; the relevance of higher education in consumer priorities and the influence on consumption behavior of students; the appropriateness of the course to their reality; and the expected benefits of obtaining a degree. The data were analyzed using the Grade of Membership (GoM) and t-test statistical techniques. The results, which were compared with the theoretical framework on consumption in a cultural and symbolic perspective, signaled there is a difference in meaning between the two groups of students.

Descritores

Palavras-chave

Citação

PINTO, M. R. et al. A construção de significados ao curso de graduação em administração pelos alunos de alta e de baixa renda. Brazilian Business Review, v. 12, n. 4, p. 84-104, jul./ago. 2015.

Relacionado com

Contido em

Licença