RI-FJP  [1] PRODUÇÃO ACADÊMICA E CIENTÍFICA FJP  FJP - ARTIGOS DE PERIÓDICOS 

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Título: A construção de significados ao curso de graduação em Administração pelos alunos de alta e de baixa renda
Título alternativo: Construction of meaning of the undergraduate course in business administration by high and low income students
Autor: Pinto, Marcelo de Rezende
Leão, Marcos Eugênio Vale
Leite, Ramon Silva
Pereira, Danielle Ramos de Miranda
Afiliação: Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Centro Universitário Newton Paiva
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Fundação João Pinheiro
Data: 2015
Keywords: Undergraduate business administration course
Low-income students
Consumption
Palavras-Chave: Curso de graduação em administração
Alunos de baixa renda
Consumo
Resumo: Este artigo relata resultados de uma pesquisa empírica empreendida em uma amostra de 368 alunos do curso de Administração matriculados em cinco instituições privadas de uma capital brasileira. O objetivo foi analisar as diferenças de percepções dos alunos de alta e baixa renda do curso de Administração no que tange às seguintes questões: os elementos culturais e simbólicos envolvendo o ensino superior, a relevância que o ensino superior ocupa nas prioridades de consumo e a influência no comportamento de consumo dos alunos, a adequação do curso à sua realidade e os benefícios esperados pelo ingresso no curso de graduação. Os dados foram analisados por meio de técnicas estatísticas como o Grade of Membership (GoM) e teste t. Os resultados, que foram confrontados com o referencial teórico atinente ao consumo em uma perspectiva cultural e simbólica, sinalizaram que existe diferença de construção de significados entre os estratos de alunos.
Abstract: This paper reports the results of an empirical study undertaken with a sample of 368 undergraduate business administration students from five private universities in a large Brazilian city. The objective was to analyze the differences in perceptions of the course by students from high and low income backgrounds regarding the following issues: the cultural and symbolic elements involving higher education; the relevance of higher education in consumer priorities and the influence on consumption behavior of students; the appropriateness of the course to their reality; and the expected benefits of obtaining a degree. The data were analyzed using the Grade of Membership (GoM) and t-test statistical techniques. The results, which were compared with the theoretical framework on consumption in a cultural and symbolic perspective, signaled there is a difference in meaning between the two groups of students.
Referência: PINTO, M. R. et al. A construção de significados ao curso de graduação em administração pelos alunos de alta e de baixa renda. Brazilian Business Review, v. 12, n. 4, p. 84-104, jul./ago. 2015. Disponível em: https://doi.org/10.15728/bbr.2015.12.4.4. Acesso em: 26 de abr. 2022.
ISSN: 1807-734X
DOI: 10.15728/bbr.2015.12.4.4
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