Inovações organizacionais na gestão governamental: uma análise das percepções dos servidores públicos

Data da publicação

2020

Orientador(es)

Coordenador(es)

Colaborador(es)

Organizador(es)

Evento

Entrevistador(a)

Entrevistado(a)

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo
Este artigo objetiva compreender como a inovação é percebida no setor público sob a ótica dos servidores públicos que trabalham com inovações. A concepção de inovação assumida aqui ultrapassa o vínculo da tecnologia, tendo destaque as inovações organizacionais que representam melhorias no gerenciamento da coisa pública e culminam na atribuição de valor pela população. A partir de pesquisa qualitativa e descritiva, foram selecionados estudos de casos em organizações da Administração Pública federal e estadual que atuam com inovações enquanto sua atividade-fim e aqueles que inovam em suas áreas setoriais. A coleta de dados centrou-se em entrevistas semiestruturadas com 14 servidores públicos dos casos analisados, ocorridas entre 2018 e 2019. A análise abrangeu as percepções dos entrevistados sobre: i) o que são inovações; ii) inovações no cotidiano de trabalho; iii) tarefas para além do prescrito; e iv) o impacto das transições de gestão governamental nas dinâmicas de inovação. Os resultados apontaram que a percepção desses profissionais transpõe o comumente compreendido por inovação como mudança, ruptura, novo, criatividade. Os principais achados indicaram que as mudanças de gestão de governo repercutiram na inovação quanto à disponibilidade de recursos e ao suporte organizacional para a estratégia de inovação na Administração Pública. Contudo, a ausência de recursos não inibiu a busca por alternativas na esfera estadual que encontrou soluções inovadoras para seu contexto, logo a percepção por inovações seria relativa. Consequentemente, a inovação contribui para transformar a gestão pública ao atender as expectativas dos cidadãos por serviços públicos de qualidade e transparência nas ações governamentais.

Abstract
This article aims to understand how innovation is perceived in the public sector from the perspective of public servants who work with innovations. The conception of innovation assumed here goes beyond the link of technology, highlighting the organizational innovations that represent improvements in the management of public affairs and culminate in the attribution of value by the population. Based on qualitative and descriptive research, case studies were selected in federal and state Public Administration organizations that work with innovations as their core activity and those that innovate in their sectoral areas. Data collection focused on semi-structured interviews with 14 public servants of the cases analyzed, which took place between 2018 and 2019. The analysis covered the interviewees' perceptions about: i) what are innovations; ii) innovations in daily work; iii) tasks beyond what is prescribed; and iv) the impact of government management transitions on innovation dynamics. The results showed that the perception of these professionals goes beyond what is commonly understood by innovation as change, rupture, new, creativity. The main findings indicated that changes in government management had an impact on innovation in terms of resource availability and organizational support for the innovation strategy in Public Administration. However, the lack of resources did not inhibit the search for alternatives at the state level that found innovative solutions for its context, so the perception of innovations would be relative. Consequently, innovation contributes to transforming public management by meeting the expectations of citizens for public services of quality and transparency in government actions.

Descritores

Palavras-chave

Citação

SALDANHA, C. C. T.; CRUZ, M. V. G. Inovações organizacionais na gestão governamental: uma análise das percepções dos servidores públicos. Revista Brasileira de Gestão e Inovação, v. 9, n. 1, p. 45-73, set./dez. 2021.

Relacionado com

Contido em

Licença