Os sentidos das práticas de extensão universitária em um curso do campo de públicas

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2022
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Resumo
O presente artigo tem como objetivo geral refletir sobre os impactos da estruturação dos projetos de extensão na EG/FJP no processo formativo da graduação em Administração Pública. Para alcançar este objetivo, foi realizado um grupo focal com alunos e alunas CSAP, que se soma à observação cotidiana das ações desenvolvidas no âmbito da EG/FJP e sua recepção pelos estudantes. Marcam essas discussões as concepções de extensão adotadas, a forma como o conhecimento é construído no campo da Administração Pública bem como a dicotomia estruturante do debate sobre a extensão universitária, aquele que dissocia teoria e prática, inserindo a extensão no lugar da prática, complementar ao conhecimento adquirido na sala de aula. Verificou-se que de acordo com a natureza das atividades dos projetos e o público com o qual se interage há visões distintas sobre os aprendizados e contribuições das atividades de extensão no processo formativo. De certa forma, as ações que possuem uma contribuição mais instrumental no sentido da percepção direta de sua aplicação, são mais valorizadas, suscitando também o debate acerca da estrutura que hoje se apresenta nas Instituições de Ensino Superior, da prática das extensões servindo de base para o que é ensinado em sala de aula. Observou-se ainda que os projetos de extensão não apenas são marcados pelas trajetórias daqueles que os compõem, mas marcam suas histórias de vida acumulando aprendizados advindos da vivência e da observação. Essas são algumas das necessárias reflexões que serão desenvolvidas ao longo deste trabalho.

Abstract
The general objective of this article is to reflect on the impacts of the structuring of extension projects at EG/FJP in the formative process of the undergraduate program in Public Administration. To achieve this goal, a focus group was conducted with CSAP students, which is added to the daily observation of the actions developed within the EG/FJP and their reception by students. Marking these discussions are the conceptions of extension adopted, the way knowledge is built in the field of Public Administration as well as the dichotomy structuring the debate on university extension, the one that dissociates theory and practice, inserting extension in the place of practice, complementary to the knowledge acquired in the classroom. It was found that according to the nature of the activities of the projects and the public with which they interact there are different views on the learning and contributions of extension activities in the formative process. In a way, the actions that have a more instrumental contribution in the sense of the direct perception of their application are more valued, also raising the debate about the structure that currently exists in Higher Education Institutions, of the practice of extensions serving as a basis for what is taught in the classroom. It was also observed that extension projects are not only marked by the trajectories of those who are part of them, but also mark their life stories, accumulating learning from experience and observation. These are some of the necessary reflections that will be developed throughout this work.

Palavras-chave
Citação
SILVA, M. A. F.; OLIVEIRA, B. C.; BRONZO, C. Os sentidos das práticas de extensão universitária em um curso do campo de públicas. Revista Extensão, ed. 21, v. 01, p. 54-66, jan. 2022.
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