Extensão, administração municipal e cidadania: o projeto de extensão 10envolver capacidades

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2022

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Resumo
Com o intuito de proporcionar aos estudantes da graduação da Escola de Governo da Fundação João Pinheiro espaços de trocas de conhecimentos, de crescimento acadêmico e profissional que, em parceria com o Ministério Público de Minas Gerais, no ano de 2015 surgiu o projeto de extensão 10Envolver Capacidades. O referido projeto tem o seu foco principal direcionado para as administrações públicas dos dez municípios do estado de Minas Gerais com os menores Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) em 2010, em um trabalho com atividades voltadas para a gestão pública e o fortalecimento de espaços de participação social. Considerando isso, este estudo tem como objetivo geral analisar a percepção de estudantes que participaram do projeto 10Envolver Capacidades e os sentidos atribuídos sobre a experiência extensionista vivenciada. Para contribuir com o alcance deste objetivo foi feita uma sistematização das ações do projeto, com base em documentos produzidos durante as edições. Além disso, quatro alunos e uma aluna que foram ao 10Envolver Capacidades participaram de uma dinâmica realizada no dia 3 de maio de 2019, apresentando uma carta na qual descreviam qual a mensagem para o projeto deixariam e como gostariam de vê-lo no futuro, com base nas experiências que vivenciaram. Esta "cápsula do tempo” foi aberta em 2021 e os depoimentos serão analisados.

Abstract
In order to provide undergraduate students of the School of Government of the Fundação João Pinheiro with spaces for knowledge exchange, academic and professional growth that, in partnership with the Public Prosecutor's Office of Minas Gerais, in the year 2015 arose the extension project 10Envolver Capacidades. This project has its main focus directed to the public administrations of the ten municipalities in the state of Minas Gerais with the lowest Municipal Human Development Index (HDI) in 2010, in a work with activities focused on public management and the strengthening of spaces for social participation. Considering this, this study has the general objective of analyzing the perception of students who participated in the 10Envolver Capacidades project and the meanings attributed about the extensionist experience. To contribute to the achievement of this objective, a systematization of the project's actions was made, based on documents produced during the editions. In addition, four students and one student who went to 10Envolver Capacidades participated in a dynamic held on May 3, 2019, presenting a letter in which they described what message for the project they would leave and how they would like to see it in the future, based on their experiences. This"time capsule" was opened in 2021 and the testimonials will be analyzed.

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SARAIVA, A. L. et al. Extensão, administração municipal e cidadania: o projeto de extensão 10envolver capacidades. Revista Extensão & Cidadania, v. 10, n. 17, p. 27-45, jan./jun. 2022. Disponível em: https://doi.org/10.22481/recuesb.v10i17.11020. Acesso em: 02 fev. 2022.

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