O ensino de administração pública: elementos preliminares de uma história intelectual interdisciplinar

Data da publicação

2023

Orientador(es)

Coordenador(es)

Colaborador(es)

Organizador(es)

Evento

Entrevistador(a)

Entrevistado(a)

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo
A afirmação de que o estudo da administração pública é multidisciplinar se tornou consenso nas análises de especialistas brasileiros. Se por um lado tal característica é ponto de partida fundamental para construir uma scholarship transdisciplinar, por outro é preciso ir além do diagnóstico inicial e compreender mais detalhadamente as tradições intelectuais que se interpenetram nesse emaranhado de conhecimento e prática profissional que constitui o Campo de Públicas. O presente trabalho parte dessa premissa e visa contribuir para duas dimensões problemáticas do campo: a ausência de um mapa conceitual consolidado e o raso enraizamento histórico de sua genealogia intelectual. Nosso foco de estudo é o ensino da administração pública conduzido no âmbito dos cursos de graduação e de mestrado da Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho, da Fundação João Pinheiro, em Minas Gerais. Por meio da análise das monografias e dissertações produzidas em um periodo de 22 anos, o trabalho busca compreender as distintas tradições intelectuais da escola de governo. De maneira geral, encontra-se uma ênfase científica (wissenschaftliche) que incorpora focos mais específicos de conhecimento e experiência prática, notadamente nas áreas de políticas públicas, administração pública e gestão pública. Ainda que limitado a uma escola, espera-se que o trabalho apresente elementos preliminares para uma agenda mais ampla, cuja tarefa é escrever a história intelectual do Campo de Públicas no Brasil, assumindo que sua interdisciplinaridade passa pelo (re)conhecimento da identidade de suas áreas disciplinares.

Abstract
The analyses of Brazilian specialists are unanimous in the conclusion that the study of public administration is multidisciplinary. Although this characteristic is basic to building a transdisciplinary scholarship, it is necessary to go beyond the initial diagnosis and thoroughly explore the intellectual traditions interpenetrating this tangle of knowledge and professional practice that constitutes the so-called Campo de Públicas (Public Field). Therefore, this study aims to contribute to two problems of the field: the absence of a consolidated conceptual map and the shallow historical rooting of the field’s intellectual genealogy. The analysis focuses on teaching public administration in undergraduate and master’s programs of the Professor Paulo Neves de Carvalho School of Government at João Pinheiro Foundation in the Brazilian state of Minas Gerais. Through an analysis of monographs and theses produced over 22 years, the research seeks to understand the school’s different intellectual traditions. In general, there is a scientific emphasis (wissenschaftliche) on knowledge and practical experience, notably in the areas of public policy, public administration, and public management. Although the study is limited to analyzing one school of government, the findings offer preliminary elements for a broader agenda of writing the intellectual history of the Public field in Brazil, assuming that its interdisciplinarity requires acknowledging the identity of its disciplinary areas.

Descritores

Palavras-chave

Citação

MAGALHÃES, B. D. O ensino de administração pública: elementos preliminares de uma história intelectual interdisciplinar. Cadernos Gestão Pública e Cidadania, São Paulo, v. 28, p. 1-21. 2023.

Relacionado com

Contido em

Licença