A liderança em organizações educacionais: jogando luz sobre a administração em 'empresas do ensino'

Data da publicação
2012
Orientador(es)
Coordenador(es)
Colaborador(es)
Organizador(es)
Evento
Entrevistador(a)
Entrevistado(a)
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Este artigo tem como propósito contribuir para a construção de conhecimento em gestão de organizações educacionais e para sua efetividade à luz da abordagem da liderança como elemento catalisador de resultados institucionais e da administração estratégica. A concepção da gestão no âmbito educacional é bastante recente (Laranja, 2004; Souza, 2005). Essa preocupação tardia reflete um predomínio do pensamento sobre a Administração no âmbito escolar de que qualquer pessoa poderia administrar “empresas do ensino” (Catani & Giglioli, 2004), quando o que se constata é a necessidade de capacitar as lideranças para tal fim. Para o alcance do propósito deste estudo, foi desenvolvida revisão bibliográfica em obras nacionais e internacionais e posterior análise da temática, tendo como premissa que as organizações educacionais precisam ser analisadas, do ponto de vista da gestão, de forma interdisciplinar. As lideranças de “empresas do ensino” vêm assumindo funções queenvolvem ações, não apenas no âmbito pedagógico, mas também administrativo, financeiro, inter-relacional e com as comunidades do entorno. Tal estudo é relevante por sistematizar o conhecimento encontrado na literatura e por estimular a reflexão para posterior ação sobre as estratégias existentes nas instituições de ensino, como também sobre o papel da liderança. Esta é uma temática de interesse central ao ambiente acadêmico por envolver justamente quem nele transita.

Abstract
The purpose of this article is to contribute to the building of management knowledge in higher education organizations as well as to evaluate its effectiveness in the light of the leadership approach as a catalyst element for institutional and strategic management results. The concept of management in the sphere of education is quite recent (Laranja, 2004; Souza, 2005). Such a late concern reflects the predominance of the thought on education management which claims that any person is able to manage ‘education companies’ (Catani & Giglioli, 2004). However, theneed to train leaders for such a purpose is widely verified. Aiming to accomplish the purpose of this research, a literature review was undertaken using national and international works. Then theanalysis and thedevelopment of the theme were conducted, that higher education organizations need to be analyzed from the standpoint of management and in an interdisciplinary way. The leaderships of ‘education companies’ have occupied positions that involve actions not only in the sphere of teaching, but also of management, finance, interrelations, and towards the surrounding communities as well. The relevance of this study lies in the systematization of the knowledge found in the literature, and in providing a means of stimulating reflection, and further action, on the existent strategies in higher education organizations and on the leadership’s role as central in the organization.

Palavras-chave
Citação
TAKAHASHI, A.R.W. ; SARSUR, Amyra. M. A liderança em organizações educacionais: jogando luz sobre a administração em 'empresas do ensino'. Teoria e Prática em Administração, v. 2, n. 2, p. 1-26, jul./dez. 2012.
Relacionado com
Contido em
Creative Commons