Finanças públicas de Minas Gerais: a evolução do déficit e os impactos da crise de 2015 e da pandemia de 2020 na saúde fiscal do estado (2011– 2022)

Data da publicação
2023
Coordenador(es)
Colaborador(es)
Organizador(es)
Evento
Entrevistador(a)
Entrevistado(a)
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
O presente trabalho se propõe a analisar as finanças públicas do Estado de Minas Gerais no período temporal de 2011 a 2022, dando especial enfoque à interferência da crise de 2015 e da pandemia da COVID-19 que se instaurou no ano de 2020. Para tal, propõe-se inicialmente uma investigação histórica do perfil de receitas e despesas de Minas Gerais, assim como a evolução da dívida do estado durante o espaço temporal adotado, investigando possíveis alterações estruturais decorrentes dos choques macroeconômicos supracitados. Em um segundo momento, é realizada uma análise comparativa entre a trajetória dos resultados orçamentários efetivados no período e uma projeção do crescimento construída a partir da tendência de crescimento anterior às crises em questão, no intuito de visualizar com maior precisão o real impacto desses choques nas finanças públicas estaduais e também de estabelecer as expectativas para o futuro.

Abstract
The present work aims to analyze the public finances of the State of Minas Gerais from 2011 to 2022, with a special focus on the impact of the 2015 crisis and the COVID-19 pandemic that emerged in 2020. To do so, an initial historical investigation of the revenue and expenditure profile of Minas Gerais is proposed, as well as the evolution of the state's debt during the adopted time frame, exploring possible structural changes resulting from the aforementioned macroeconomic shocks. In a second phase, a comparative analysis is conducted between the trajectory of budgetary results realized during the period and a growth projection based on the growth trend prior to the crises in question, aiming to visualize more accurately the real impact of these shocks on state public finances and to establish expectations for the future

Palavras-chave
Citação
SANTOS, João Marcos Braga Moreira dos. Finanças Públicas de Minas Gerais : a evolução do déficit e os impactos da crise de 2015 e da pandemia de 2020 na saúde fiscal do estado (2011– 2022). 93 f. : il. Monografia (Graduação em Administração Pública) – Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho, Fundação João Pinheiro, Belo Horizonte, 2023.
Notas
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado na modalidade de monografia ao Curso de Graduação em Administração Pública da Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho da Fundação João Pinheiro, como requisito parcial para obtenção do título de bacharel em Administração Pública.

Relacionado com
Contido em
Creative Commons
Coleções