Esporte e educação na rede estadual de ensino de Minas Gerais : uma análise dos programas educacionais esportivos e das práticas esportivas em unidades escolares
Data da publicação
2023
Autores
Orientador(es)
Coordenador(es)
Colaborador(es)
Organizador(es)
Evento
Entrevistador(a)
Entrevistado(a)
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
O presente estudo tem como seu objeto de estudo os programas educacionais esportivos e das práticas esportivas nas aulas de Educação Física das unidades escolares da rede pública de ensino do estado de Minas Gerais. O seu objetivo geral é realizar uma análise descritiva das práticas esportivas nas aulas de Educação Física de uma unidade escolar da rede pública estadual. Para atingir esse objetivo, é realizado um breve debate sobre o conceito de políticas públicas, destacando a relevância de estudar essa temática e explorando suas diversas formas de provisão. O estudo também aborda a formulação e o desenho de política pública, bem como os desafios envolvidos em sua implementação. Na sequência, serão apresentados os conceitos fundamentais relacionados ao esporte, aprofundando na discussão sobre o ensino de educação física de sua interação com as demais disciplinas escolares. Por se trata de uma análise descritiva, ele utilizou da análise de conteúdo para o estudo das legislações federais e estaduais que regulamentam o ensino da Educação Física e as práticas esportivas nas escolas. O estudo procurou identificar como o ensino é efetivamente implementado nas unidades de ensino em Minas Gerais e quanto ele se aproxima ou distancia do seu desenho. Além disso, é realizada uma análise da condição dos docentes, dos equipamentos e insumos disponíveis para a realização das aulas, bem como a estruturação dessas práticas no currículo do estado. Ao final, o estudo apresenta suas considerações finais, consolidando as principais conclusões e destacando possíveis direcionamentos para futuras ações e pesquisas nesse campo.
Abstract
The present study has as its object of study the sports educational programs and sports practices in Physical Education classes in school units in the public education network in the state of Minas Gerais. Its general objective is to carry out a descriptive analysis of sports practices in Physical Education classes at a state public school unit. To achieve this objective, a brief debate is held on the concept of public policies, highlighting the relevance of studying this topic and exploring its different forms of provision. The study also addresses the formulation and design of public policy, as well as the challenges involved in its implementation. Next, the fundamental concepts related to sport will be presented, deepening the discussion on the teaching of physical education and its interaction with other school subjects. As it is a descriptive analysis, he used content analysis to study federal and state legislation that regulates the teaching of Physical Education and sports practices in schools. The study sought to identify how teaching is effectively implemented in teaching units in Minas Gerais and how close or far it is from its design. In addition, an analysis is carried out of the condition of teachers, equipment and supplies available to carry out classes, as well as the structuring of these practices in the state curriculum. At the end, the study presents its final considerations, consolidating the main conclusions and highlighting possible directions for future actions and research in this field.
Palavras-chave
Palavras-chave
Keywords
Citação
RIBEIRO, Paulo Buhr. Esporte e educação na rede estadual de ensino de Minas Gerais: uma análise dos programas educacionais esportivos e das práticas esportivas em unidades escolares. 72 f. : il. Monografia (Graduação em Administração Pública) – Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho, Fundação João Pinheiro, Belo Horizonte, 2023.
Notas
Trabalho apresentado ao Curso de Graduação em Administração Pública da Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho da Fundação João Pinheiro, como requisito parcial para obtenção do título de bacharel em Administração Pública.