Lideranças educacionais antirracistas : caminho para o fortalecimento da educação para as relações étnico-raciais
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2024
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Fundação João Pinheiro
Resumo
Este artigo discorre sobre a importância do engajamento das lideranças educacionais no combate ao racismo na sociedade por meio da promoção da Educação para as Relações ÉtnicoRaciais (Erer) nas escolas. A persistência das desigualdades raciais em várias áreas sociais, como saúde e educação, decorrentes do legado colonial e da estrutura racista da sociedade brasileira demonstra a relevância do desenvolvimento de uma educação antirracista. A partir da utilização de dados estatísticos e de estudos acadêmicos, a Motriz, uma organização do terceiro setor, atua em diferentes territórios, na sensibilização e na formação das lideranças das secretarias de educação dos estados e municípios fornecendo apoio na construção e desenvolvimento da educação antirracista nas escolas. O estudo é construído por meio da revisão bibliográfica de conhecimentos e dados sobre a temática e do relato de experiência da Motriz, apresentando as disparidades no desempenho escolar entre estudantes negros e brancos, fornecendo indícios da necessidade de políticas educacionais antirracistas. As Leis nº 10.639/2003 e nº 11.645/2008, que tornam obrigatório o ensino da cultura africana, afrobrasileira e indígena, são mencionadas como instrumentos importantes, mas sua efetivação depende do engajamento das lideranças educacionais. O texto enfatiza a relevância do letramento racial na formação docente e propõe estratégias para a implementação de práticas pedagógicas antirracistas, com foco na equidade e na valorização da diversidade cultural. Além disso, destaca-se a necessidade de criar uma cultura de fiscalização, monitoramento e avaliação para garantir o cumprimento das leis e o desenvolvimento de métricas que avaliem o progresso na promoção da Erer. O texto se encerra reforçando a importância da educação para a transformação da sociedade, rumo a uma sociedade mais justa e inclusiva.
Abstract
This article discusses the importance of educational leadership in combating racism and promoting Education for Ethnic-Racial Relations (Erer) in Brazil. It highlights the persistence of racial inequalities in various social areas, such as health and education, stemming from the colonial legacy and the racist structure of Brazilian society. Based on statistical data and academic studies, it presents disparities in academic performance between Black and white students, emphasizing the need for anti-racist educational policies. Laws 10.639/03 and 11.645/08, mandating the teaching of African, Afro-Brazilian, and Indigenous cultures, are mentioned as crucial instruments, but their implementation relies on the engagement of educational leaders. The article stresses the importance of racial literacy in teacher training and proposes strategies for implementing anti-racist pedagogical practices, aiming for equity and the appreciation of cultural diversity. Additionally, it underscores the need to foster a culture of oversight to ensure law compliance and the development of metrics assessing progress in promoting Erer. The text concludes by reinforcing the significance of education for societal transformation towards a fairer and more inclusive society.
Palavras-chave
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SILVA, D.; SILVA, G.; NUNES, S. Lideranças educacionais antirracistas: caminho para o fortalecimento da educação para as relações étnico-raciais. Campo de Públicas: conexões e experiências, v. 3, n. 1, p. 84-100, jan./jun. 2024.
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Contido em
Campo de públicas : conexões e experiências v. 3, n. 1, jan./jun. 2024