Mudança organizacional na Polícia Civil do estado de Minas Gerais: estudo de caso da evolução dos processos de compra, contratos e convênios da superintendência de planejamento, gestão e finanças

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2015
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Resumo
Com a adoção de um modelo de administração gerencial pelo Estado de Minas Gerais, entre 2003 e 2014, a busca por eficiência e o foco nos resultados tornaram-se os objetivos das instituições estaduais, inaugurando uma fase de aprimoramento contínuo dos processos e atividades desenvolvidas pelo Estado, em especial, das áreas de suporte. A Polícia Civil, órgão que compõe o sistema de Defesa Social, encarregada de exercer o papel de polícia judiciária e investigativa, por meio da Superintendência de Planejamento, Gestão e Finanças - SPGF, área encarregada dos processos de suporte da organização, realizou uma série de estudos acerca do funcionamento dos processos de compras, contratos e convênios da instituição, com o intuito de adequar os processos às diretrizes emanadas pelo governo estadual. O presente trabalho tem por objetivo descrever as transformações ocorridas nos processos de compras, contratos e convênios nesses últimos anos, por meio da realização de uma pesquisa de caráter descritivo, pautada na observação simples, levantamento bibliográfico e análise de documentos secundários, como os relatórios dos estudos diagnósticos realizados na SPGF.Concluiu-se por meio da pesquisa que pouco mudou no período analisado,uma vez que a maior parte das propostas de mudança não foram implementados, em função da descontinuidade das chefias da unidade administrativa estudada, além da própria trajetória da organização e sua inserção no contexto do Estado.

Abstract
With the adoption of a gerencial management model by the State of Minas Gerais, Between 2003 and 2014, the search for efficiency and focus on results became the main objective of the public institutions, opening a period of continuous improvement of processes and activities., especially the ones from the support units. The Civil Police, one of the components of the Social Defense System, encharged of exercising judicial and investigative police, through the Superintendence of Planning, Management and Finance - SPGF, unit responsible for support processes, performed a series of studies about the purchase, contracts and agreements processes, with the objective of suiting the processes to the guidelines determined by the State Government. This paper aims to describe the changes that occurred in procurement, contracts and agreements processes, in the past few years, by accomplishing a descriptive research, based on simple observation, bibliographic study and secondary documents analysis, like the management reports of the diagnostics studies developed in the SPGF. It was concluded, by the research development, that little has changed in the analyzed period, since the most part of propositions weren't implemented, according to the leadership discontinuity of the administrative unity studied, besides the organization trajectory and it's insertion context in the State.

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Citação
FERREIRA, Nicolas Pereira Campos. Mudança organizacional na Polícia Civil do estado de Minas Gerais: estudo de caso da evolução dos processos de compra, contratos e convênios da superintendência de planejamento, gestão e finanças. 125 f. Monografia (Graduação em Administração Pública) – Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho, Fundação João Pinheiro, Belo Horizonte, 2015
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