Implementação de uma política pública de combate à violência escolar: o projeto Escola Viva Comunidade Ativa na escola Estadual de Lagoa - município de Esmeraldas - MG

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2010
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Resumo
Esta monografia realizou uma revisão bibliográfica das teorias sobre violência, tanto social quanto escolar, e constatou as dificuldades em se definir o que vem a ser violência por parte dos autores devido às diversas formas que ela se apresenta nos contextos sociais, foram estudadas também algumas abordagens sobre o Processo Ensino Aprendizagem. Foi selecionado o Projeto Escola Viva Comunidade Ativa que tem como foco o trabalho com escolas localizadas em áreas de risco social, com elevados índices de depredação nos prédios escolares e baixo índice de aprendizagem dos alunos. Este estudo teve como base duas ações específicas a Ação Escola em Tempo Integral, que trabalha na extensão do tempo do aluno no ambiente escolar na tentativa de elevar os índices de aprendizagem e a Ação Abrindo Espaço, que compartilha com a Comunidade local os espaços escolares buscando a partir do aumento da afinidade entre comunidade e escola, reduzir os índices de depredações nos prédios escolares. Foi observado como estão se desenvolvendo estas duas ações na EE de Lagoa em Esmeraldas, e a percepção que a população local e os servidores da escola têm dos impactos produzidos pelas ações do projeto. Como conclusão foi pontuada a necessidade de um sistema de avaliação específico e desenhado no momento da elaboração do Projeto, pois sem ações de avaliação a continuidade do projeto fica pendente, e não se consegue justificar investimentos maciços nestas ações. Uma outra dificuldade apontada é a falta de continuidade das políticas públicas nas trocas de governo, mas uma forma de pressionar para que haja continuidade é o apelo dos atores sociais que devem apontar caminhos que ultrapassem os interesses particulares e partidários e abarquem interesses coletivos.

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