O processo de solicitação de pessoal dos órgãos e entidades da administração pública direta, autárquica e fundacional do estado de Minas Gerais, no período de 2012 a 2014

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2015
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Resumo
O presente trabalho discute o processo de solicitação de pessoal dos órgãos e entidades da administração pública Direta, Autárquica e Fundacional do Estado de Minas Gerais, no período de 2012 a 2014, com foco nos pedidos de Concurso Público, Contratos Temporários e afins. Esta obra tem como objetivo analisar esse processo e sua relação com o Planejamento da Força de Trabalho. Em um contexto de restrições orçamentárias, constatação de precariedade dos vínculos profissionais e necessidade de se pensar a Gestão de Pessoas de forma estratégica, torna-se extremamente importante um processo de solicitação de pessoal bem compreendido e vinculado ao planejamento da força de trabalho, trazendo impactos positivos no âmbito orçamentário, financeiro, organizacional e na própria qualidade do serviço público, na medida em que garante pessoal suficiente, no momento planejado e com o tipo de vínculo adequado. Trata-se de uma pesquisa descritiva e mista, de caráter quantitativo e qualitativo, embasada em um Estudo de Caso, qual seja, o processo de solicitação de pessoal em Minas Gerais, no período abarcado, para a qual foram empregadas as seguintes técnicas de pesquisa: pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e pesquisa de campo. Os resultados demonstram que o processo de solicitação de pessoal ocorre de forma reativa, por demanda, pois há lacunas no Planejamento da Força de Trabalho, que ainda é incipiente. Além disso, foi possível verificar a existência de precarização dos vínculos profissionais, isto é, incompatibilidade entre as atividades desempenhadas pelo profissional e o vínculo que o conecta ao Setor Público. No intuito de melhorar o processo de solicitação e o planejamento da Força de Trabalho, propõem-se algumas melhorias, a fim de garantir a provisão efetiva e adequada dos recursos humanos, buscando-se elevar a prestação dos serviços públicos.

Abstract
This paper discusses the Personal request process of Public bodies and entities of the State of Minas Gerais, from 2012 to 2014 with focus in the requests of Public service exam, temporary contract and related. The aim is to analyze the process and your relation with Workforce planning.Considering a context of budget constraints, precariousness of occupational ties and the need for strategic management of people, it becomes extremely important a Personal request process understood and bound to Workforce planning, generating positive impacts in budgetary framework , financial, organizational and increasing the quality of public services, because guarantees the optimal amount of employees, in appropriate time with adequate Bond. This is a descriptive research with qualitative and quantitative character, based in a case study(Personal request process of Public bodies and entities of the State of Minas Gerais, from 2012 to 2014 ) which research techniques used were literature; documentary; observation; and Field. The results show that the Personal request process occurs in a reactive away, because there are gaps in the Workforce planning, which it is still incipient.Besides, it was possible to verify that there are precariousness of occupational ties, incompatibility between performed activities by the employee and your bond to public service.In order to improve the Personal request process and your relation with Workforce planning, some improvements are proposed to guarantee efective and appropriate human resources provision, increasing the offer of public services.

Palavras-chave
Citação
BERNARDES, J. P. R. O processo de solicitação de pessoal dos órgãos e entidades da administração pública direta, autárquica e fundacional do estado de Minas Gerais, no período de 2012 a 2014. 103 f. Monografia (Graduação em Administração Pública) – Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho, Fundação João Pinheiro, Belo Horizonte, 2015.
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